Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

SÃO PAULO (Reuters) - Dilma Rousseff (PT) surpreendeu no domingo ao partir para o ataque contra José Serra (PSDB) no primeiro debate da campanha presi

SÃO PAULO (Reuters) - Dilma Rousseff (PT) surpreendeu no domingo ao partir para o ataque contra José Serra (PSDB) no primeiro debate da campanha presidencial do segundo turno.

Mas enquanto o tucano procurou fustigar a adversária em temas de interesse geral, como saúde, segurança e educação, a petista insistiu na discussão das privatizações e no que chamou de campanha caluniosa patrocinada pelo tucano.

"Estou surpreso com essa agressividade e esse treinamento da Dilma Rousseff," fez questão de ressaltar o tucano, já no final do debate promovido pela Rede Bandeirantes, aproveitando para alfinetar a adversária: "Está se mostrando como é na realidade."

Dilma, por sua vez, aproveitou uma frase de Serra no debate -quando disse que "ouviu dizer", na ocasião da negociação da venda da Nossa Caixa, banco estatal paulista, ao Banco do Brasil, que ela seria contra a operação- para exemplificar suas reclamações contra a campanha do adversário.

"Ou se tem prova ou não se acusa as pessoas. É por essa prática de ouvir dizer que o candidato Serra é réu num processo de calunia e difamação. O que não é possível é ficar assacando contra as pessoas, porque aí vão ser vários processos", disparou.

Serra provocou ao questionar porque a candidata do PT é contra a criação do Ministério da Segurança Pública, proposto por ele, e ao apontar para a difícil situação econômica das Santas Casas e para a demora na aprovação de novos medicamentos genéricos, uma das suas principais marcas como ministro da Saúde. E prometeu investir pesado nos ensinos fundamental, técnico e profissionalizante.

Já Dilma atacou o viés privatista do PSDB de Serra e a ideia que teria sido apresentada por um assessor, David Zylbersztajn, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) no governo FHC, de privatizar o pré-sal.

"A questão de privatização volta sempre na época de eleição", disse o tucano. "Não vou fazer privatização nenhuma do pré-sal. Eu tenho cabeça própria e tenho as minhas ideias."

E usou uma metáfora para resumir sua ideia. "Qual seria o Brasil do PT? O Brasil do PT seria o Brasil do orelhão." Mas levou o troco da petista. "O meu Brasil não é o Brasil do orelhão, é o Brasil da banda larga, mas é a banda larga para todos."

Dilma também aproveitou uma deixa quando foi questionada sobre os problemas e falta de investimentos em infraestrutura, como portos e aeroportos. Ao justificar o porquê dos aeroportos estarem lotados, Dilma argumentou que "o povo está viajando de avião", o que, segundo ela, só os ricos faziam no tempo do governo FHC, do qual foi ministro Serra.

A tática mais agressiva usada por Dilma repete, com papéis trocados o que ocorreu há quatro anos. Em 2006, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, partiu para o ataque contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Muitos analistas consideraram que ele exagerou no tom, o que acabou se voltando contra ele.

A diferença é que Alckmin estava atrás de Lula e Dilma, segundo pesquisa do Datafolha divulgada no sábado, ela tem 48 por cento das intenções de voto contra 41 por cento de Serra.

CORRUPÇÃO E ABORTO

O escândalo que derrubou Erenice Guerra, ex-auxiliar de Dilma, da chefia da Casa Civil foi mencionado no debate assim como o polêmico tema do aborto, que teria custado votos de Dilma junto ao eleitorado religioso.

Serra acusou as mudanças de posição da candidata sobre o assunto, enquanto ela procurou devolver dizendo que, quando ministro da Saúde, ele definiu uma normatização sobre o atendimento nos casos previstos na lei, ressaltando que concordava com a ação dele.

Dilma chegou a mencionar ainda o que a esposa do candidato tucano, Monica Serra, teria dito durante a campanha, de que a petista seria a favor de matar criancinhas.

Serra também aproveitou para lembrar que enquanto ele tem o apoio de dois ex-presidentes respeitados pela população -Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco-ela é apoiada por Fernando Collor de Mello e José Sarney.

No final, os dois candidatos pediram votos aos telespectadores, com Dilma dizendo que será uma "presidenta com olhar social" e Serra repetindo o que fez no último debate do primeiro turno, um apelo para que seus eleitores consigam mais um voto.

Num debate que não lembrou em nada o modorrento embate final da primeira fase da campanha, tanto Dilma como Serra evitaram muitas vezes responder as perguntas feitas pelo adversário. Ou, para usar o mesmo verbo repetido inúmeras vezes pela petista durante o debate: tergiversaram.

(Por Alexandre Caverni)

35 comentários:

Palomitah disse...

ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM DISSE ALGUMA COISA ÚTIL
É obrigatório ler esta mensagem !!!!!

" Tá " Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso? E você?
Brasileiro Reclama De Quê?
O Brasileiro é assim:
1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
5. - Fala no celular enquanto dirige.
6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
7. - Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.
8. - Viola a lei do silêncio.
9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.
10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas
desculpas.
11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao
trabalho.
13. - Faz " gato " de luz, de água e de tv a cabo.
14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado,
muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de
renda para pagar menos imposto.
16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através
do sistema de cotas.
17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10
pede nota fiscal de 20.
18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se
fosse pouco rodado.
21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são
pirata.
22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da
roleta do ônibus, sem pagar passagem.
24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como
clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que
recebe das empresas onde trabalha.
28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que
ainda não foi inventado.
29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o
fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes
não devolve.
E quer que os políticos sejam honestos...
Escandaliza-se com a farra das passagens aéreas...
Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?
E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
Vamos dar o bom exemplo!
Espalhe essa idéia!
"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores(educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos..."
Amigos!
A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes!

Anônimo disse...

Concordo em genero, numero e grau. Porém infelizmente a população se espelha nos governos e tem eles como exemplo é por isso que a população não tem educação e cultura. A frase que falam hoje é se "Politico rouba porque não vamos roubar?"... Por isso deveriamos ter bons exemplos a serem seguidos...

Anônimo disse...

Infelizmente a Dilma tem-se mostrado muito falsaaaaaaaaaaa... agora se disse até devota de Nossa Senhora!!! Me poupe!!! Que oportunista!!! E criticar o Serra daquele jeito, se dizendo vitima??? Esqueceu-se que o Serra também foi vitima inclusive de violação Fiscal por aduditores comandados por Serra! Não que ele seja melhor que ela, mas é preciso analisarmos os fatos com olhos criticos e reais!!! Eu irira votar na Dilma, mas acho que mudei de ideia o debate me abriu os olhos!!! Graças a Deus!!! Não quero ver criancianhas mortas e ser condizente com isso!!!

Anônimo disse...

Para quem não sabe a Dilma é Sapatão, com certeza apoiará esse movimento até com sua legalização!!!
Só um desabafo e puro medo!
Bjs.
Mary

Anônimo disse...

Infelizmente a Dilma tem-se mostrado muito falsaaaaaaaaaaa... agora se disse até devota de Nossa Senhora!!! Me poupe!!! Que oportunista!!! E criticar o Serra daquele jeito, se dizendo vitima??? Esqueceu-se que o Serra também foi vitima inclusive de violação Fiscal por aduditores comandados por PELO PT!!! Não que ele seja melhor que ela, mas é preciso analisarmos os fatos com olhos criticos e reais!!! Eu irira votar na Dilma, mas acho que mudei de ideia o debate me abriu os olhos!!! Graças a Deus!!! Não quero ver criancianhas mortas e ser condizente com isso!!!

Anônimo disse...

Tirado da internet:
À flor da pele

Em visita a um orfanato mantido por uma entidade espírita, Dilma Rousseff (PT) despiu-se do traje de 'Dilminha Paz e Amor' e mostrou clara irritação com os jornalistas ao ser questionada sobre o derretimento no valor das ações da Petrobras.

Palomitah disse...

Olá Anônimo!
As pessoas que votaram na Marina um dia já foram PT, mas nunca foi Serra! E o que levarão a essas pessoas votarem no Serra são as mentiras postas na internet sem fundamento legal. E se a Dilma for sapata é problema dela! Isso não quer dizer que ela será uma péssima presidenta. Que preconceito!
"A questão da discriminação e do preconceito é tratada no Brasil em dois documentos: na Constituição Federal e na legislação (conjunto de leis) penal".
Eu sou a favor do aborto em 3 casos: Estupro, risco de vida para mãe e mal formação do feto. Pessoas com cabeças fracas são manipuladas facilmente com coisas postadas na net ou em outro meio de comunicação. Tem que pesquisar! Serra jogou tão baixo que misturou a religião com a politica. Será que ele esqueceu que o Brasil é um estado Laico? Existem pessoas mais cabeças fracas do que "fanáticos" religiosos?
Se ,começar a vincular na net que a Dilma é o anticristo, todos irão acreditar, prq algum fanático irá expor isso de forma exarcebada até fazer uma lavagem cerebral ne quem a lê ou a ouve. Já pensou se a emissora mais vista no Brasil a "Globo" dizer que o Serra é um satanista? Todos irão acreditar, nem só os "fanáticos", mas a sociedade em geral. Prq tanto eu como vc sabemos que a Tv Globo tem alto poder de manipulação e alienação das pessoas. Por isso meu caro(a) não se deixe levar pelo que ouve ou lê, pesquise! Eu respeito sua opnião politica, desde que respeite a minha. Sabemos que alguém tem que governar o Brasil, e temos que escolher o melhor. Eu acreditava em um segundo turno entre Marina e Dilma, infelizmente não foi possível. Como disse anteriormente: As pessoas que votaram na Marina um dia já foram PT, mas "nunca" foi Serra!
E fazendo das palavras de Ciro Gomes as minhas: O único brasileiro que sente falta do FHC é o Serra!

Beijos a todos!

LRinss disse...

Lrinss

Olá Anônimo!

Eu sempre fico muito supresa e triste quando me deparo com comentários preconceituosos e mal informados como estes!
Não acho, aliás, tenho certeza que o Serra seja melhor alternativa para presidente do nosso país porque o projeto político do PDSB já mostrou à que veio. Tenho muitas críticas ao Governo Lula, mas são críticas fundamentadas e com base em coisas que realmente acontecem.
Bem, mas vamos ao que interessa!
O aborto é defendido pelo movimento de mulheres como uma questão de defesa dos direitos das mulheres! Não estou tentando convencer ninguém a ser contra ou a favor de nada mas quero expor alguns argumentos para reflexão.
Partindo do pressuposto que o argumento maior para ser contra o aborto é a defesa da vida, deve haver uma pergunta porque a vida dessa criança é mais importante do que a vida da "mãe" ou da mulher? Quem tem, o direito de obrigar alguém a carregar dentro de si um ser que não quer? Já pararam pra pensar o quanto essa questão do aborto é recheada de fundamentos religiosos, já que a ciência ainda não definiu quando, exatamente, começa a vida? Isso tudo não será definido por pricipios baseados na moral? Não será essa moral religiosa?
Bem muitas coisas foram ditas a respeito da Dilma, mas se tenho hoje uma certeza é de que ela é muito competente, capacitada e extremamente coerente com tudo o que fala.
Acho que qualquer um que fosse atacado indevidamente, como foi o caso dela, reagiria com nervosismo, ou quem a atacou é santo? E ele deveria ser mais santa e se fingir de morta?
Eu acho que é justamente essa capacidade de indignação dela que deveria nos contagiar, deveríamos ficar indignados com tanta calúnia, com tanta dissimulação...ora é só fazer uma pesquisa do passado, das decisões que cada um tomou... fazer um retrospecto do partido... para mim fica bem claro que o projeto político do PSDB e do Serra é um projeto de minimização do governo e de desmonte de políticas públicas, que somente ajudará que pode assumir esse papel.
E como esse é um blog sobre concursos, acho que esse assunto é super pertinente, pois se há minimização do Estado (veja a política neoliberal dos governos PSDB) para que haver concursos? Dá-lhe precarização das relações de trabalho... e dá-lhe terceirização... e pra quem acha que privatização é bom... é só ver as condições de trabalho, por exemplo, dos terceirizados da área de telefonia... já pararam pra pensar que o avanço da tecnologia é que possibilitou o maior acesso de todos à telecomunicação? Ou será bobeira o governo poder lançar o Plano Nacional de Banda Larga?
Bem, só queria dizer que se alguém aqui tem objetivo de passar em concursos, e a gente sabe que só ha concursos quando há espaço de crescimento do Estado... acho melhor pensar bem... e fazer uma pesquisa da situação dos concursos nos governos onde a tônica é a minimização do Estado!
Espero ter ajudado... boa noite!

Palomitah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Palomitah disse...

Desculpem amigos, vou votar no SERRA. "Cansei...Basta"! Vou votar no Serra, do PSDB. Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio. O alimento está barato demais. O salário dos pobres aumentou, e qualquer um agora se mete a comprar, carne, queijo, presunto, hambúrguer e iogurte. Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite. Cansei dessa demagogia. Cansei de ir em Shopping e ver a pobreza comprando e desfilando com seus celulares. O governo reduziu os impostos para os computadores. A Internet virou coisa de qualquer um. Pode? Até o filho da manicure, pedreiro, catador de papel, agora navega... Cansei dos estacionamentos sem vaga. Com essa coisa de dinheiro a juro baixo, todo mundo tem carro, até a minha empregada. " É uma vergonha! ", como dizia o Boris Casoy. Com o Serra os congestionamentos vão acabar, porque como em S.Paulo, vai instalar postos de pedágio nas estradas brasileiras a cada 35 km e cobrar caro. Cansei da moda banalizada. Agora, qualquer um pode botar uma confecção. Tem até crédito oferecido pelo governo. O que era exclusivo da Oscar Freire, agora, se vende até no camelô da 25 de Março e no Brás. Vergonha, vergonha, vergonha... Cansei de ir em banco e ver aquela fila de idosos no Caixa Preferencial, todos trabalhando de office-boys. Cansei dessa coisa de biodiesel, de agricultura familiar. O caseiro do meu sítio agora virou "empreendedor" no Nordeste. Pode? Cansei dessa coisa assistencialista de Bolsa Família. Esse dinheiro poderia ser utilizado para abater a dívida dos empresários de comunicação (Globo,SBT,Band, RedeTV, CNT, Folha SP, Estadão, etc.). A coitada da "Veja" passando dificuldade e esse governo alimentando gabiru em Pernambuco. É o fim do mundo. Cansei dessa história de PROUNI, que botou esses tipinhos, sem berço, na universidade. Até índio, agora, vira médico e advogado. É um desrespeito... Meus filhos, que foram bem criados, precisam conviver e competir com essa raça. Acreditem, minha filha contratou uma cozinheira e ela estava fazendo direito em uma faculdade particular pelo PROUNI, em pouco tempo estava estagiando como defensora pública, saindo assim que se formou. Que absurdo! Ainda mais era negra. Essa gentinha não se enxerga mesmo. Os aviões agora vivem lotados com este pessoalzinho que não sabe se comportar pois estão voando pela primeira vez. Agora os aeroportos ficaram pequenos para tanto avião e tanta gente. Cansei dessa história de Luz para Todos. Os capiaus, agora, vão assistir TV até tarde. E, lógico, vão acordar ao meio-dia. Quem vai cuidar da lavoura do Brasil? Diga aí, seu Lula... Cansei dessa história de facilitar a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria, segundo pesquisas recentes do IBGE). E os coitados que vivem de cobrar aluguéis? O que será deles? Cansei dessa palhaçada da desvalorização do dólar. Agora, qualquer um tem MP3, celular e câmera digital. Qualquer umazinha, aqui do prédio, vai passar férias no Exterior. É o fim... Vou votar no Serra. Cansei, vou votar no Serra, porque quero de volta as emoções fortes do governo de FHC, quero investir no dólar em disparada e aproveitar a inflação. Investir em ações de Estatais quase de graça e vender com altos lucros. Chega dessa baboseira politicamente correta, dessa hipocrisia de cooperação. O motor da vida é a disputa, o risco... Quem pode, pode, quem não pode, se sacode. Tenho culpa eu, se meu pai era mais esperto que os outros para ganhar dinheiro comprando ações de Estatais quase de graça? Eles que vão trabalhar, vagabundos, porque no capitalismo vence quem tem mais competência. É o único jeito de organizar a sociedade, de mostrar quem é superior e quem é inferior. Eu ia anular, mas cansei. Basta! Vou votar no SERRA. Quero ver essa gentalha no lugar que lhe é devido. "Quero minha felicidade de volta."

Palomitah disse...

O texto acima é de alguém que merece meus parabéns.E se o povo brasileiro tiver vergonha na cara vota em DILMA 13. Só assim o brasil melhora!
>>>> Eleitor do Serra explicando seus motivos... Essa é a gente que vota em Serra porque ele representa bem essa bendita ELITE brasileira que estava no poder a cerca de 500 anos.

Anônimo disse...

Santa ignorancia - (Belas palavras anonimo)Só mais um ponto o Serra tem sido extremamente vitima de calunia e difamação, inclusive até foi violado suas contas na auditoria fiscal pelo PT. Não sou a favor do Serra, somente tenho certeza que ele no momento é o menos Pior! Vez que a Dilma se mostrou totalmente incapacitada, como pudemos observar no Debate!!! Foi uma pena quem não assistiu, ou se assistiu estava cego aquele que ainda continua com a Dilma!!!

Anônimo disse...

Olhem só o que eu achei...
http://www.youtube.com/watch?v=PjF1JcRTcfI
Livia

Anônimo disse...

(Estou com o anonimo)
PARE PRA PENSAR:

Se Gilberto Gil que era ministro do Lula está pedindo pra não votar na Dilma - Temer
Se Heloisa Helena, uma das fundadoras do PT é contra a candidatura da Dilma - Temer
Se Marina Silva, um ícone no PT, saiu e foi para o PV com muitos petistas - Temer
Se Joelmir Beting, jornalista e sociólogo renomado, está pedindo pra não votar na Dilma - Temer
Se Arnaldo Jabor, o crítico e comentarista do Jornal Nacional e do Jornal da Globo também está pedindo pra não votar na Dilma - Temer
Se a Marília Gabriela também está pedindo pra não votar na Dilma - Temer
Se a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está pedindo pra não votar na Dilma - Temer
Se Pastores de todo o Brasil estão se mobilizando contra a candidatura da Dilma - Temer

Solange

Anônimo disse...

Solange, Livia e todos os anônimos que andama postando aqui:
.
.
Por esses e muitos outro motivos vcs continuarão a ser esses seres medíocres e pobres tanto de espiríro qto de $$$ mesmo!
Continuem votando no Sapão Serra pra continuarem a se ferrar e continuem também a espelhra calúnias sobre as pessoas.
Se vcs ignorantes não sabem, a CNBB divulgou nota falando sobre essa fofoquinha que os "cabeça-fraca" espelham sobre a posição deles, enão tem nada de contra a Dilma, muito pelo contrário! A Igreja apóia a Dilma por ter lutado tantos e tantos anos contra esse governo de merda que o do PSDB que por anos está a frente de SP e não vemos melhora!
Então povinho, estudem, pesquisem um pouco antes de falar merda, ok! Seus tapados de merda!

Ana Cristina

Anônimo disse...

Santa ignorancia (2)!

CatiaPipoca disse...

Como pode um concursando não votar na Dilma? Ne é pelo motivo de gostar dela ou não, apenas estratégia msm.

Palomitah disse...

A "iniquidade" em todos os partidos
Por Carlos Apolinário

"O ilustre pastor Silas Malafaia, em seu programa de televisão do dia 11 de setembro de 2010, sugeriu aos seus telespectadores que assistissem ao vídeo do pastor Paschoal Piragine, que faz afirmações contra o PT e pede aos internautas para não votarem em candidatos desse partido. O pastor Paschoal Piragine diz que eles são a favor do aborto e do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Como evangélico há 51 anos e evangelista da Assembléia de Deus, gostaria que meus irmãos de fé fizessem uma reflexão sobre algumas informações:

1º) Eu tenho tomado posições claras contra o PL 122, o casamento gay e todos os privilégios dados a esse movimento. Para confirmar, basta acessar o meu site – www.carlosapolinario.com.br – e ler os artigos e entrevistas que registram as minhas posições.

2º) É bom lembrar que, em todos os partidos, existem pessoas a favor do aborto e do chamado casamento gay.

3º) José Serra, quando era prefeito de São Paulo, criou a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (CADS), órgão institucionalizado pelo prefeito Gilberto Kassab, em 19 de janeiro de 2008. Serra, quando governava São Paulo, assinou o decreto nº 55.588, de 17 de março de 2010, que permite o uso de nomes sociais por funcionários do Estado. Por exemplo, se um homem com o nome João quiser colocar em seu crachá de funcionário o nome Marieta, ele pode. Segundo o jornal Mensageiro da Paz (edição de setembro de 2010), órgão oficial da Assembléia de Deus presidida pelo eminente pastor José Wellington Bezerra da Costa, José Serra é a favor da união civil homossexual e da adoção de crianças por homossexuais. Também de acordo com o Mensageiro da Paz, Serra, quando era ministro da Saúde, editou a Norma Técnica que permitiu que os hospitais conveniados com o SUS praticassem abortos pela primeira vez no Brasil.

4º) Marina Silva, segundo o jornal Mensageiro da Paz (também na edição de setembro de 2010), é a favor da legalização civil das uniões homossexuais. “Marina defende que homossexuais que vivem como ‘casais’ tenham direito à herança conjunta, plano de saúde conjunto e direitos civis como qualquer casal”, diz o Mensageiro da Paz. Sobre a adoção de crianças por homossexuais, ela declara não ter posição. Em relação ao aborto, pretende transferir a decisão para os eleitores, com a promessa de realizar um plebiscito.

5º) Geraldo Alckmin, como governador, sancionou a lei 10.948. de 5 de novembro de 2001, de autoria de um deputado do PT e aprovada por unanimidade na Assembléia Legislativa de São Paulo e que tem o objetivo de penalizar qualquer instituição acusada de discriminar gays. Segundo essa lei, a empresa acusada de discriminação contra homossexuais poderá ser multada e ter o seu alvará de funcionamento cassado.

6º) Gilberto Kassab, como prefeito de São Paulo, enviou o projeto de lei nº 359/07, que tramita na Câmara Municipal de São Paulo e é praticamente uma versão municipal do PL 122/06, em tramitação no Congresso Nacional.

Ao expor esses dados, não tenho a intenção de defender o PT ou acusar os demais candidatos. Faço isso apenas em defesa da verdade. Porque se nós, para votarmos no dia 3 de outubro, levarmos em consideração apenas posições que tratam do aborto e do homossexualismo, conforme as informações, entre outras, publicadas no Mensageiro da Paz, teremos que votar em branco."

Palomitah disse...

A MIDIA COMERCIAL EM GUERRA CONTRA LULA E DILMA

Leonardo Boff*

Sou profundamente pela liberdade de expressão em nome da qual fui punido com o “silêncio obsequioso” pelas autoridades do Vaticano. Sob risco de ser preso e torturado, ajudei a editora Vozes a publicar corajosamente o “Brasil Nunca Mais” onde se denunciavam as torturas, usando exclusivamente fontes militares, o que acelerou a queda do regime autoritário.
Esta história de vida, me avaliza fazer as críticas que ora faço ao atual enfrentamento entre o Presidente Lula e a midia comercial que reclama ser tolhida em sua liberdade. O que está ocorrendo já não é um enfrentamento de idéias e de interpretações e o uso legítimo da liberdade da imprensa.
Está havendo um abuso da liberdade de imprensa que, na previsão de uma derrota eleitoral, decidiu mover uma guerra acirrada contra o Presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff. Nessa guerra vale tudo: o factóide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira direta. Precisamos dar o nome a esta mídia comercial. São famílias que, quando vêem seus interesses comerciais e ideológicos contrariados, se comportam como “famiglia” mafiosa. São donos privados que pretendem falar para todo Brasil e manter sob tutela a assim chamada opinião pública.
São os donos do Estado de São Paulo, da Folha de São Paulo, de O Globo, da revista Veja, em que se instalou a razão cínica e o que há de mais falso e chulo da imprensa brasileira. Estes estão a serviço de um bloco histórico, assentado sobre o capital que sempre explorou o povo e que não aceita um Presidente que vem deste povo.
Mais que informar e fornecer material para a discussão pública, pois essa é a missão da imprensa, esta mídia empresarial se comporta como um feroz partido de oposição.
Na sua fúria, quais desesperados e inapelavelmente derrotados, seus donos, editorialistas e analistas não têm o mínimo respeito devido à mais alta autoridade do país, ao Presidente Lula. Nele vêem apenas um peão a ser tratado com o chicote da palavra que humilha. Mas há um fato que eles não conseguem digerir em seu estômago elitista. Custa-lhes aceitar que um operário, nordestino, sobrevivente da grande tribulação dos filhos da pobreza, chegasse a ser Presidente.
Este lugar, a Presidência, assim pensam, cabe a eles, os ilustrados, os articulados com o mundo, embora não consigam se livrar do complexo de vira-latas, pois se sentem meramente menores e associados ao grande jogo mundial. (...)
(continua)

Palomitah disse...

(...)Para eles, o lugar do peão é na fábrica produzindo. Como o mostrou o grande historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma) “a maioria dominante, conservadora ou liberal, foi sempre alienada, antiprogresssita, antinacional e não contemporânea. A liderança nunca se reconciliou com o povo. Nunca viu nele uma criatura de Deus, nunca o reconheceu, pois gostaria que ele fosse o que não é. Nunca viu suas virtudes nem admirou seus serviços ao país, chamou-o de tudo, Jeca Tatu, negou seus direitos, arrasou sua vida e logo que o viu crescer ela lhe negou, pouco a pouco, sua aprovação, conspirou para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que contínua achando que lhe pertence (p.16)”.
Pois esse é o sentido da guerra que movem contra Lula. É uma guerra contra os pobres que estão se libertando.
Eles não temem o pobre submisso. Eles têm pavor do pobre que pensa, que fala, que progride e que faz uma trajetória ascendente como Lula.
Trata-se, como se depreende, de uma questão de classe. Os de baixo devem ficar em baixo. Ocorre que alguém de baixo chegou lá em cima.
Tornou-se o Presidente de todos os brasileiros. Isso para eles é simplesmente intolerável.
Os donos e seus aliados ideológicos perderam o pulso da história. Não se deram conta e que o Brasil mudou. Surgiram redes de movimentos sociais organizados de onde vem Lula e tantas outras lideranças. Não há mais lugar para coronéis e de “fazedores de cabeça” do povo.
Quando Lula afirmou que “a opinião pública somos nós”, frase tão distorcida por essa mídia raivosa, quis enfatizar que o povo organizado e consciente arrebatou a pretensão da mídia comercial de ser a formadora e a porta-voz exclusiva da opinião pública. Ela tem que renunciar à ditadura da palavra escrita, falada e televisionada e disputar com outras fontes de informação e de opinião.
O povo cansado de ser governado pelas classes dominantes resolveu votar em si mesmo. Votou em Lula como o seu representante. Uma vez no Governo, operou uma revolução conceitual, inaceitável para elas. O Estado não se fez inimigo do povo, mas o indutor de mudanças profundas que beneficiaram mais de 30 milhões de brasileiros.
De miseráveis se fizeram pobres laboriosos, de pobres laboriosos se fizeram classe média baixa e de classe média baixa se fizeram classe média. Começaram a comer, a ter luz em casa, a poder mandar seus filhos para a escola, a ganhar mais salário, a melhorar de vida, enfim.
Outro conceito inovador foi o desenvolvimento com inclusão social e distribuição de renda. Antes havia apenas desenvolvimento/crescimento que beneficiava aos já beneficiados à custa das massas destituídas e com salários de fome.
Agora ocorreu visível mobilização de classes, gerando satisfação das grandes maiorias e a esperança que tudo ainda pode ficar melhor.
Concedemos que no Governo atual há um déficit de consciência e de práticas ecológicas. Mas importa reconhecer que Lula foi fiel à sua promessa de fazer amplas políticas públicas na direção dos mais marginalizados.
O que a grande maioria almeja é manter a continuidade deste processo de melhora e de mudança. Ora, esta continuidade é perigosa para a mídia comercial que assiste, assustada, o fortalecimento da soberania popular que se torna crítica, não mais manipulável e com vontade de ser ator dessa nova história democrática do Brasil.
Vai ser uma democracia cada vez mais participativa e não apenas delegatícia. Esta abria amplo espaço à corrupção das elites e dava preponderância aos interesses das classes opulentas e ao seu braço ideológico que é a mídia comercial.

Palomitah disse...

(...)A democracia participativa escuta os movimentos sociais, faz do Movimento dos Sem Terra (MST), odiado especialmente pela Veja faz questão de não ver, protagonista de mudanças sociais, não somente com referência à terra, mas também ao modelo econômico e às formas cooperativas de produção.
O que está em jogo neste enfrentamento entre a mídia comercial e Lula/Dilma é a questão: que Brasil queremos? Aquele injusto, neocoloncial, neoglobalizado e no fundo, retrógrado e velhista? Ou o Brasil novo com sujeitos históricos novos, antes sempre mantidos à margem e agora despontando com energias novas para construir um Brasil que ainda nunca tínhamos visto antes?
Esse Brasil é combatido na pessoa do Presidente Lula e da candidata Dilma. Mas estes representam o que deve ser.
E o que deve ser tem força. Irão triunfar a despeito das má vontade deste setor endurecido da mídia comercial e empresarial. A vitória de Dilma dará solidez a este caminho novo ansiado e construído com suor e sangue por tantas
gerações de brasileiros.

*Teólogo, filósofo, escritor e representante da Iniciativa Internacional da Carta da Terra.

Anônimo disse...

Catia - Votar no Serra não se resume somente a pensar em nós concursandos, mas sim pensarmos no futuro do Brasil. Por isso eu como muitos candidatos e muitos anonimos daqui somos concurseiros sim, mas conscientes do futuro de nossa Nação! E como disse mamãe... Politica, religião e futebol não se discute!!!

Anônimo disse...

Gente, nossa a Dilma é totalmente sem preparo e o Serra também... Mas o menos pior ainda acho o Serra! A Dilma é toda sem noção! E se perdeu muito no debate não falava nada com nada... Cruz Credo!

Anônimo disse...

Pra falar a verdade se um dos dois inspirassem confiança a Marina Silva já teria se decidido, mas até ela não confia em ninguém...

Anônimo disse...

O que eu acho ridiculo é a falsidade! Pessoa falsa para mim não presta! Politica não se mistura com religião, mas como a propria Dilma insiste em falar... vamos aos fatos: Dilma disse que era contra o aborto, contra união homossexual (obs. ela é sapatão), não acredita em Deus, etc.
E agora que ela está no 2º turno voltou atras e mudou seu discurso (ISSO É SER FALSA, NÃO TER PALAVRA, MUDOU SUA DECISÃO POR CONVENIENCIA, E AINDA DIVULGOU SER DEVOTA DE NOSSA SENHORA!!! ME POUPE!!!)
E inclusive firmou uma carta com os evangelicos, que será distribuída em templos e igrejas, Dilma repete declarações feitas ao longo da campanha, como ser "pessoalmente contra o aborto", não encaminhar nenhuma legislação referente ao tema ao Congresso e defender a "manutenção da legislação atual sobre o assunto", que só permite a prática em casos de estupro e risco de morte para a mãe.

Coordenador evangélico da campanha dilmista, o bispo da Assembleia de Deus e deputado Manoel Ferreira (PR-RJ) reconheceu o recuo, mas minimizou a falta do compromisso no documento.

OU SEJA ASSINOU A CARTA POR CONVENIENCIA, MAS DUVIDO QUE ASSUMIRÁ, POIS ELA NÃO TEM PALAVRA!!!
ELA DEVERIA SE PREOCUPAR COM A EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, SAÚDE E NÃO FICAR PERDENDO TEMPO COM PICUINHAS DE RELIGIÃO, ENQUQNTO ISSO O SERRA NO DEBATE, PREOCUPOU-SE EM APRESENTAR SUA PROPOSTA DE TRABALHO! E ELA SÓ FALAVA EM ABORTO, ELE NEM TOCOU NO ASSUNTO E A TODO TEMPO ELA FALAVA DO ABORTO E ATACAVA O SERRA!!! FOI UM BAITA PAPELÃO, QUEM ASSISTIU PODE CONFIRMAR!! Ela foi uma falsaria, caiu a mascara dela!!!

Palomitah disse...

Ator José de Abreu disse ser “do interesse da direita que o povo continue sem educação.
Quem não tem educação vota na direita. Quem é evoluído, quem é inteligente, vota na esquerda. Você percebe isso pelos próprios tuítes aqui. O pessoal mais evoluído vota na Dilma. Quem é ignorante grita, não sabe argumentar.”
Fonte:
http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/4125/ator-jos-de-abreu-causa-pol-mica-no-twitter-com-duras-cr-ticas-a-serra

Anônimo disse...

Santa ignorancia(3) - Quem ri por ultimo ri melhor!!! E ponto final!

Anônimo disse...

Por favor sem querer afetar ninguem... cabe a cada um a livre escolha... mas trazer aqui um texto que diz que quem vota na esquerda é sem educação!!! Não posso ficar quieta e dou total apoio a todos os anonimos aqui da Direita!!! Quer saber sempre pensei que quem vota na Esquerda é mal educada, agora tenho certeza...
Essa discussão não levará a nada!!! Tem argumento dos dois lados tanto da Dilma quanto do SERRA. No fundo ninguem presta! Mas o menos pior ainda é o SERRA!!!
O correto é “do interesse da ESQUERDA que o povo continue sem educação.
Quem não tem educação vota na ESQUERDA. Quem é evoluído, quem é inteligente, vota na DIREITA. Você percebe isso pelos próprios pelas pessoas cultas que votam aqui. O pessoal mais evoluído vota no SERRA. Quem é ignorante grita, não sabe argumentar e INSISTE EM VOTAR NA ESQUERDA.”
QUER SABER ESTOU CONVENCIDA A VOTAR NA DILMA, QUEM SABE ELA GANHA E AÍ O POVO SE FERRA DE VERDE AMARELO. POIS CADA UM TEM O PRESIDENTE QUE MERECE!!!
É só ver vários escandalos, infelizmente o povo tem memoria curta!!! E sem mais delengos, pois jamais chegaremos a um consenso!!!
VOTE NA DILMA!!! VOTE NA ESQUERDA!!! DILMA PARA PRESIDENTE!!!
E PONTO FINAL (2)
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_do_mensal%C3%A3o

http://homemculto.wordpress.com/2010/07/27/esquema-de-fraude-na-urna-eletronica-nas-eleicoes-de-2010/


http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/4125/ator-jos-de-abreu-causa-pol-mica-no-twitter-com-duras-cr-ticas-a-serra

Anônimo disse...

Santa ignorancia (3) e ponto final (3).

Anônimo disse...

Nossa, se basear no ator José de Abreu? Quem ele é para dizer isso? Esse ator sempre foi polemico, discute com todo mundo, nunca foi respeitado e não será agora que o povo o respeitará!!! É o verdadeiro típico eleitor de esquerda!
Santa ignorancia (4)

Anônimo disse...

José de Abreu foi perguntado também sobre sua amizade com o ex-ministro José Dirceu. “Sou amigo do Dirceu mesmo, assumo, fui lá defender ele em Brasília.”

Anônimo disse...

FONTE:
http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/4125/ator-jos-de-abreu-causa-pol-mica-no-twitter-com-duras-cr-ticas-a-serra

Palomitah disse...

Ator José de Abreu disse ser “do interesse da direita que o povo continue sem educação.
Quem não tem educação vota na direita. Quem é evoluído, quem é inteligente, vota na esquerda. Você percebe isso pelos próprios tuítes aqui. O pessoal mais evoluído vota na Dilma. Quem é ignorante grita, não sabe argumentar.”
Fonte:
http://br.eleicoes.yahoo.net/noticias/4125/ator-jos-de-abreu-causa-pol-mica-no-twitter-com-duras-cr-ticas-a-serra

Palomitah disse...

Eu tmb tenho "amigos" de todo tipo! kkkkkkkkkkkk... Pena que não tenho um como o Dirceu! kkkkkkkkkkkkkkk...

Anônimo disse...

Acho muito engraçado alguns comentários, principalmente criticando o governo Lula. Só uma pergunta:gostaria de saber em qual governo teve tanto concurso público? Para quem acha que a melhor solução é o safado do Serra, só lamento por todos nós. Tchau concurso público!!!! Pensem nisso, ainda mais com tanta privatização que o FHC fez, o Serra é o melhor aluno dele.