Por Catia: DESISTIR? DESISTIR!!! O que aprendi...




Alguns meses atrás comentei que ia encarar o desafio e prestar dois certames ao mesmo tempo: MPU e TJ.

Tribunal de Justiça liberou edital um pouco antes, confesso que mais da metade das matérias eram desconhecidas, porém, sem medo resolvi enfrentar a dura rotina. Afinal de contas seriam menos de 60 dias. Logo em seguida liberaram o edital do MPU e pensei: " Minha nossa, outro edital totalmente diferente do que esperávamos"!!!
E mesmo diante dessas inseguranças resolvi me organizar em empenhar toda minha força de vontade em pról, principalmente, do TJ. Fiz inscrição em um curso ao vivo - LFG - e ganhei de presente o curso On line do Renato Saraiva e para dar conta de toda a rotina foi necessário me afastar um pouco das coisas virtuais e para isso contei com a ajuda de alguns amigos (autores) do Blog. Estudei mais de 10h/dia. Já escrevi a respeito disso, apenas recapitulando.

Como a maioria de vocês já sabem, ontem á noite saiu o resultado da segunda fase e para minha surpresa fiquei de fora.

A nota de "corte" foi 8,01 e fiz 8,00541, desabei.
Ontem realmente eu solucei de tanta decepção que senti.
Lembrei todo o sofrimento que foi e tudo que abri mão, inclusive MPU, por causa deste certame.
Tive outras decepções sim, claro, mas em todas elas não senti tanto como nesse.

Demorei a pegar no sono. Pensei muito em Deus, pensei muito no destino, depois pensei de forma racional e tentei entender onde estavam minhas falhas.
Puxa, perder uma batalha por milésimos!!!

Vocês podem ter certeza de uma coisa, ontem, tive todo tipo de sentimento ruim, exceto desistir.

Um revolta tão grande apertou meu peito.

Quantas pessoas encontramos em nosso caminho apenas no intuito em nos desanimar, desfazer. Fazem questão em desmerecer toda a nossa luta e se acham os donos da verdade quando dizem: " Você ainda não passou"? "Está trabalhando já. Não"??? Isso quando não pensam: "Burro(a)".

E sendo sincera pensei nesses parasitas como forma de me por ainda mais pra cima. Sabem aquele choque? "Catia, coragem, você tem uma platéia aguardando a sua queda e outras tantas aguardando a sua vitória e em qual delas você pretende se apoiar"?

Nem preciso dizer meus amigos que o alimento que tem regado a minha alma são vocês.
Analiso um por um e observo a luta que travam também. Sou apenas mais um e nada mais.

Desabafo e logo abaixo recebo outros tantos e muitos deles piores que os meus relatos.

Acaba sendo de certo modo uma tolice se entregar um dia a mais ao desespero.
O mundo não vai parar por causa das minhas lágrimas e nem das suas.

Colecionamos derrotas! Sim, e daí? A vida é longa! NÃO HÁ MALOGRADOS!!!

E ser egoísta nessas horas??
Conheci pessoas dignas, maravilhosas nesse meio tempo. Batalhei as mesmas lutas que as delas, estreitamos laços, trocamos ideias, rimos juntos e hoje vi a maioria desses chorando de alegria. Colhendo o merecido.
A hora delas chegou!!!! A FILA DELAS ANDOU! O meu sonho ainda pode esperar por mais um tantinho.

Em meio as minhas lágrimas de egoísmo pude refletir um pouco mais sobre o momento de cada um. Vitória e Derrota, antagonista e protagonista nas coisas que nos envolvem nesta luta constante e situação que propusemos enfrentar com garra e persistência.

Não fazer nada, é ser vencido!! Vocês lutaram Ana e Nati!!!

Lembrem-se o campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer

Diante de uma vitória, não pare!!
Diante de uma derrota, não desanime!!
Nem sempre uma vitória significa a glória...
Nem sempre uma derrota significa o fim..

Aninha, Nati, Wast e tantos outros que assim como eu não conseguiram ir pra segunda fase, meus queridos, a Guerra ainda não é finda.

"Mais vale as lágrimas da derrota do que a vergonha de não ter lutado".

Vocês são corajosos e capazes. Logo estarão despontado em algum outro Concurso com êxito e estaremos juntos aqui comemorando novamente.

"Poderás até esperar ou desesperar, rir ou chorar, lutar ou desistir, mas para te tornares alguém terás inúmeros sentimentos e não podes nunca ter medo de os sentir".

De mais essa experiência o que aprendi:

Em primeiro lugar nunca mais assumir dois certames ao mesmo tempo. "ESTUDIOSO" você tinha razão. rs
Pode puxar a minha orelha agora.

Segundo que saio mais forte e amadurecida do que entrei. Adquiri mais conhecimento, somei mais conteúdo.

E acima de tudo estive rodeada por pessoas especiais essas que guardarei boas lembranças.

A vocês o meu amor e agradecimento:

Gaby, Evelin, Raul, Bras, Nira, Joice, Anderson, João, Drpinheiro, Nanhy, Laris, Rossini, Robendo, Erick, Marcos, Everton, Camix, Nati, Aninha, Lu, Cão, Codi, Japoness, Roger, Tio, Lemoraes, Someday, Kelly, Jowjow, Mari, Meninah, Mocinha, Grasa, Penelope, Bia, Pichuquinha, Debi, Debi, Ira, Marmota, Rafa, SrOrgasticNotj, Robert1988abs, Dulcinéia, Max e tantos outros assíduos.

VALEU A PENA ESTAR COM VOCÊS!!!

São dignas de todo o meu respeito e admiração.





“A solidariedade não é uma entidade do mundo de fora, ao lado de estrelas, pedras, mercadorias, dinheiro, contratos. Se ela fosse uma entidade do mundo de fora poderia ser ensinada e produzida. A solidariedade é uma entidade do mundo interior. Solidariedade nem se ensina, nem se ordena, nem se produz. A solidariedade tem de brotar e crescer como uma semente…(…) Não se pode ordenar: “Seja solidário!” A solidariedade acontece como um simples transbordamento: as fontes transbordam… ”


---------------------------Nós, seres humanos, temos uma capacidade de nos adaptarmos as diversas mudanças da nossa vida. As nuvens não serão as mesmas, mas ao vermos o céu carregado e nuvens pretas; sabemos que em breve a chuva cairá .

Somos capazes de identificarmos as qualidades e o esforço de cada um para uma mudança radical. A vida é uma constante transformação. A despeito disso tudo, vamos nos aprimorando e mudando a cada dia. Que maravilha que é assim!! A vida é dinâmica, não fica parada, somos mudados e transformados a cada momento.

------------

Encerro com duas frases:

É inevitável que alguma derrota aconteça, mesmo na vida dos mais vitoriosos. O espírito humano nunca é vencido quando é derrotado - ele é vencido quando se rende." Autor: Ben Stei

Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar. [ Anatole France ]


---------------------------------------

Fica aqui registrado toda a minha torcida a vocês na segunda fase. Vão lá e arrebentem!!!


A vitória foi de todos nós!!!

Catia Pipoca

25 comentários:

Anônimo disse...

Sei como é reprovar por milésimos.. dá uma revolta...
Estou prestando concursos há quatro anos, aprendi muito... já sofri muito também... mas sei que fiz a melhor escolha... E isso é o que importa.Fé em Deus. E pé na tábua..rsss

F.S.

Rossini disse...

Só não pense que vai se livrar de mim assim tão fácil! A gente se vê no INSS! rs

Belas palavras! E a batalha go on...

Beijos

Anônimo disse...

Catia! Escrevi uma coisa lá no tópico do MPU para você! Força, hein? Eu imagino a sua frustração. Fiquei assim com o concurso de OJ, mas talvez em uma intensidade muito menor que a sua. Não fiquei surpreso com o meu resultado para esse de escrevente; Eu já sabia, logo no dia seguinte, eu já sabia. Fui apenas confirmar. No meu caso, já risquei esses 3 concursos que eu fiz e estou me dedicando somente a um que farei no final de novembro. Dei um bico na bola e chutei prá bem longe! Nao fique remoendo isso... foi apenas mais um número de inscrição. Você terá vários outros. Já o seu preparo, esse é duradouro, então não se cobre tanto. Você muito bem! Drpinheiro.

Anônimo disse...

Provérbios Cap.3 ver.1

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu".

Vc já sabe como eu fiquei no dia seguinte depois da prova, até me ajudou com palavras de ânimo, fiquei muito triste, não precisa nem de falar, vc sabe.Gosto muito de ver seu blog porq tem essas músicas de ânimo,e outras coisas mais q nos ajudam,vamos continuar na luta.saudades de vc e da ju,,bjssssss

Fran...

Anônimo disse...

Isso aí, gostei do que lí e da música também! Precisamos mesmo a cada dia receber unção de ousadia e multiplicação pra continuar nessa jornada, porque não somos nós; mas o Senhor quem faz! Creio que preciso fazer o meu melhor e esperar que o Senhor me abençôe, colocando na minha frente os tópicos exatos e palavras corretas pra aprender e memorizar... e na hora da prova, muita paz em nossos corações e serenidade nas mentes! Vamos juntas :)
(Lílian do até passar).

Fernando disse...

Fiquei por 1 e pouco...Triste. Também encarei os dois concursos e ainda Sefaz.

Parabéns a todos nós.

E bolinha de papel na cabeça dos que nos cobram.

Anônimo disse...

Oi pipoca!!!
Que lindo seu post! Obrigada pelas palavras, confortam a todos nós que não passamos. Assim como vc, fiquei mto contente pelo pessoal que conhecemos lá no fórum que foi aprovado e, claro mto desapontada com a reprovação. Mas como vc sabiamente disse podemos ficar tristes, temos nossos momentos de chateação, mas não podemos pensar em desistir! Aprendi tmb mais coisas com esse concurso que passou e conheci mtas pessoas legais com as quais pretendo manter o vínculo de amizade.
Obrigada pela força sempre e agora a palavra de ordem é NEXT!
hehe
Bjsss e qlq coisa GRITA! ^^
Natikita

CatiaPipoca disse...

Meus queridos amigos concursandos ou não, a batalha é árdua msm. Acumulamos conhecimento e vsm lutando até atingir nossas metas.

Anônimo disse...

Catia
Bjocas.
Quem passou no primeiro concurso bom que prestou, quem tem uma família abastada e compreensiva não precisa ler isso.
*
Os outros 99,97% se animem com cada progresso e tentem não se maltratar demais qdo reprovarem.
Evelin
*
Os "8 e pouco" de hoje serão "os 9,5" de amanhã.
Qdo se chega a um nível bom fica mais difícil melhorar, eu sei, mas sempre há espaço para o progresso humano. Você NÃO É um "aluno 8" ou um "aluno 9,5", VOCÊ ESTÁ.

CatiaPipoca disse...

Fran, ontem a Ju veio em casa, estamos bem. Tirando a parte do concurso. Vamos lutando amiga!
.
.
Evelin, um dia quero ser que nem vc. Nota 10!rs
.
.
Natifico super feliz em vê-la mais animada tb.
.
.
Fernando, é isso aí. rs
.
.
.
Lilian, FS e Drpinheiro, a vida nos derrubará sempre que houver oportunidade, faz parte do nosso processo de crescimento. A vitória é certa aos que persistem sem ~exito. Coragem é fundamental.

Beijos queridos.

Ana G. disse...

"Catissima, hj ouvi de tdo.."SE ESFORCE MAIS, MAS NÃO PASSOU?, VAI PRESTAR CONCURSO ATÉ QDO? entre outras coisas...Mas ai ouvi da minha mama...SE AS ÁGUAS DESSA VIDA QUISEREM TE AFOGAR, SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI! tenho outras pedras bem maiores pelo caminho e to tentando passar por todas sem cair...não é fácil, mas eu sou teimosa e sigo nem sempre firme mas sigo...Vamos lá, sacudir a poeira e começar de novo...Bjs adoro vc e tamu junto falou rs....

Carlos Amaral disse...

Catita querida... Nossa, essa deve ter doído lá no fundo da sua alma. Perder por milésimos dói mais do que perder de muito. Só entrei pra SEFAZ, em 2008, pq muita gente tinha passado pra outros concursos, pq eu tb tinha ficado de fora das vagas POR UMA QUESTÃO que remarquei. É, amiguinha, acho q essa eu não contei lá no meu relato. Com essa questão, ficaria entre os 80 primeiros, sendo 118 vagas. Dentro. Como a perdi, fiquei em 127°! Dói pra caramba. Tenho uma idéia de como vc está se sentindo. Não tenho muito a dizer além do q vc mesma já disse. Chore. Coloque toda essa tristeza pra fora. Permita-se fazer isso. Para voltar com tudo, sacudir a poeira e dar a volta por cima, como tenho ABSOLUTA CERTEZA de q vc será plenamente capaz de fazer... Aliás, vc já está dando a volta por cima! Depois disso, vir aqui e arrancar essas palavras do fundo do seu espírito, é uma prova de q vc é uma guerreira de luz! Vc irá, em breve, dar a vc, seu companheiro, sua família, e toda a legião de flores do dia e de irmãos de luta que torcem por vc incondicionamente o direito de compartilhar contigo a alegria da sua vitória! Não tenho dúvida nenhuma disso... E sei q vc não tem, e nunca teve dúvidas tb, mesmo no pior da sua dor. Um forte abraço e um grande beijo, amiga querida!

Anônimo disse...

Olá Cátia!
Vc não me conhece, mas passei a te conhecer através do fórum do MPU, desde então passei a admirar sua força e sua grandeza de coração.
Sou concurseira e adoro ler seu blog e ouvir as músicas selecionadas com tanto carinho por vc.
Parabéns por ser quem és!

Um grande abraço!

Ana Laura

CatiaPipoca disse...

Aninha vamos juntos nessas luta amiga!!!

CatiaPipoca disse...

Carlos tenho fé que a minha hora está cada vez mais perto. Se não foi por esses milésimos com ctz Deus deve ter algum outro projeto pra mim, só pode. Vc sabe que tenho tendinite no braço, de repente é isso. Meu amigo, vc é uma benção!!!

.
.
.
Ana Laura é msm, espiã?? Se vc soubesse como fico feliz em fazer amizade com vcs!!!rsrsrs
Sou muito apegada aos meus amigos virtuais e reais porque mtos dos virtuais hj vieram pro real. Espero tê-la na minha vida assim como os demais. Deus te abençoe mto.

Estudioso disse...

Cátia, continue estudando, porque pior que tá não fica!

Obs: Você tem boa memória hem!!

abço de aço!

CatiaPipoca disse...

"Estudioso" msm sem conhecer mto de vcs de fato. Espiritualmente sei que todos existem, portanto, não esqueço de nenhum.rsrs

Pior que tá não fica msm.rsrsrsr

Anônimo disse...

Catia

Lindo post. Você é dez!

Jesus está ao seu lado. A vitória está próxima.

Pa e Luz!

Debi

CatiaPipoca disse...

Debi e vc logo fará parte da minha vida, és minha vizinha, poxa!!!rsrsrsr
Beijos

Anônimo disse...

Oi Cátia torci muito por vc...mas com certeza vc logo ira passar para um cargo melhor ainda....de olho no tre-sp...se precisar me procura no tópico tre-sp 2011.........bjos, se cuida
Camix

CatiaPipoca disse...

Camix eu sei..=**
Deus sabe o que faz, não era pra ser msm. Qq hr passo visitar vc e o Marcelo.=**
.
Logo vou lá no tópico com vcs.

Bjks

Danimarx disse...

Catia continue lutando que a sua vitória vai chegar , uma pessoa tão salidária merece uma grande vitória...

CatiaPipoca disse...

Dani confio mto na vontade de Deus. Algo de mto bom ele tem reservado a todos nós. Beijos querida.
NÃO SUMA.

RICARDO ISAIAS disse...

Somente mais uma de matemática me deixaria na casa dos 1400, mas concurso é assim mesmo, tó estudando há um ano e pelo que vi ainda é pouco, perdi a batalha mas a "guerra" continua e como a letra deste lindo louvor interpretado pela Ludimila diz: "NUNCA PARE DE LUTAR"

Noel disse...

Belas palavras, Catia. Tenho certeza de que ao seguir avante você encontrará algo ainda melhor para sua vida. Não tenho dúvidas disso! Que bom que não pensou em desistir pois isso realmente não te ajudaria. Continue sendo guerreira! Um abração!
.
Someday