Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

MPU = CESPE orienta candidatos (FOLHA DIRIGIDA)

MPU: organizador orienta candidatos


Os cerca de 756 mil inscritos (conforme contagem parcial) no concurso para o quadro de apoio do Ministério Público da União (MPU) devem seguir uma cartilha para evitar eventuais transtornos nos próximos dias 11 e 12, quando serão aplicadas as provas escritas para analista e técnico, respectivamente. Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o diretor-geral do Cespe/UnB (organizador do concurso), Ricardo Carmona, assinalou os cuidados a serem tomados pelos concorrentes.
.
FOLHA DIRIGIDA - Já está certa a aplicação das provas do concurso para o MPU nos próximos dias 11 (analista) e 12 (técnico), ou algum adiamento poderá ocorrer? Os cartões de confirmação, que conterão locais e horários dos exames, serão divulgados nesta sexta-feira, dia 3?
.
Ricardo Carmona - Sim. A data provável para a publicação do horário e dos locais de provas, em todo país, é em 3 de setembro, no site do Cespe/UnB.
Qual a principal recomendação aos candidatos, nos dias das provas?
Que cheguem ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início, munidos somente de caneta esferográfica preta (fabricada em material transparente), do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento de inscrição e da identidade original. Cópias, ainda que autenticadas, não serão aceitas. Durante a prova, o concorrente deverá ler atentamente os enunciados e textos, antes de responder. Também é preciso atenção na transcrição para a folha de respostas.

Embora o edital determine que o concorrente chegue ao local de prova com uma hora de antecedência, o Cespe/UnB recomenda chegar mais cedo ainda? Haverá tolerância de horário no fechamento dos portões?
.
A recomendação nesse caso é que, para evitar transtornos, o candidato se certifique do local a que deve comparecer para realizar a prova. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.
.
O participante poderá realizar os exames sem o cartão de confirmação?
.
Para realizar a prova, o candidato deve seguir as determinações do edital, que são apresentar comprovante de inscrição ou do pagamento de inscrição e documento de identidade original. No entanto, caso compareça ao local que lhe foi designado para a prova, não será impedido de fazê-la por não portar o comprovante de inscrição, desde que apresente identidade original e que seu nome conste do cadastro de candidatos alocados naquela escola. O candidato não poderá fazer a prova em local diferente, mesmo que esteja com identidade. Poderemos enviar comunicação ao candidato, por e-mail ou Correios, mas isso não o desobriga de observar o edital a ser publicado no nosso site.
.
Que documentos serão aceitos para identificar o concorrente?
.
Como previsto no edital de abertura, serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de Segurança Pública, pelos institutos de identificação e pelos bombeiros; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do ministério público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

Como deve proceder o candidato que teve os documentos de identidade furtados ou perdidos na véspera da prova?
.
Conforme previsto em edital, a certidão de nascimento não será aceita como identidade. Caso o candidato esteja impossibilitado de mostrar, no dia das provas, identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento de registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias. Nesse caso, será feita identificação especial com coleta de dados, assinaturas e impressão digital em formulário próprio.
.
O que é fundamental levar no dia da prova e o que é proibido?
.
O candidato deve levar caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição ou de pagamento da inscrição e identidade original. Aquele que for surpreendido, durante a realização das provas, com celular, relógio, calculadora e demais aparelhos eletrônicos, bem como quaisquer acessórios de chapelaria (chapéu, boné, gorro, etc.), será eliminado do concurso.
.
A partir de quanto tempo os candidatos poderão sair das salas e em quanto tempo poderão levar a prova para casa?
.
Os candidatos só poderão deixar os locais de prova uma hora depois do início. O candidato somente poderá levar o caderno de provas nos últimos 15 minutos anteriores ao horário do término das mesmas.
.
Quantas pessoas do Cespe/UnB, entre fiscais, coordenadores e pessoal de apoio, estarão envolvidas na realização do concurso em todo país?
.
A estimativa é que participem cerca de 25 mil colaboradores em cada dia de aplicação, entre coordenadores de prova, chefes, fiscais de sala e equipes de segurança e limpeza, entre outros.(...)

2 comentários:

Fábim disse...

Muito boa as explicações, assim não restam duvidas... no mais é desejar boa sorte a todos!

Victor Paixão disse...

Boas explicações. Valeu para lembrar informações importantes do Edital.

Sucesso a todos e os que vão fazer para Tec. Adm (RR) se preparem pois o primeiro lugar já é meu. Mas tem vaga pra todo mundo.

Sucesso a todos.

Pra quem quer ganhar dinheiro online vejam este meu site.

Obrigado e descansem para o dia da prova.

Boa provapara todos nós.

E pra quem é da Casa dos Concursos Bahia um alô especial.