Escolas e locais de prova no RJ terão de providenciar cadeiras para obesos


Larissa Domingues – Do CorreioWeb

Mais uma polêmica no mundo das seleções públicas. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, sancionou nesta quarta-feira (22/9) a Lei 5.829/10, que prevê cadeiras adequadas para obesos em instituições de ensino e nos locais de provas de concursos públicos do estado.

De acordo com a legislação, os assentos devem estar em conformidade com as normas instituídas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM/RJ).Quem descumprir a determinação terá de pagar multa referente a 22.132,75 UFIRs, que são as unidades fiscais de referência do estado.

O deputado estadual Fernando Gusmão (PCdoB) é o autor do projeto que virou lei. Segundo o parlamentar, a criação da matéria foi feita após a constatação do constrangimento a que os estudantes e candidatos são submetidos. “Além de prevenir possíveis desconfortos causados pela inadequação, a disponibilização de lugares mais confortáveis pode auxiliar na concentração dessas pessoas”, alegou.

5 comentários:

André Vasconcellos disse...

Nada mais justo. Se para quem não é obeso as cadeiras já são consideradas desconfortáveis, imagine para quem é obeso!
Não sou obeso e sofro em quase todo concurso com terríveis dores até 3 dias depois da data da prova, um sofrimento. O concurso público por si só já é desgastante e por isso acho que devemos sim lutar por melhores condições. Quem nunca se revoltou ou pelo menos perdeu o raciocínio enquanto uma fiscal ou até mesmo concursanda passava pelo corredor inúmeras vezes com o seu charmoso tamanco (ou seja lá o que for aquilo) fazendo aquele barulho cadenciado de salto batendo no chão? Sim, sim, sabemos que tudo isso é perfumaria, não é o principal, claro que não, temos de sentar e estudar mais mas alguns detalhes saltam sim do comum e devem ser ao menos cogitados, por isso, aplaudo sim a iniciativa do Dep. Fernando Gusmão.

André Vasconcellos
http://cumulodasaturacao.blogspot.com/

Palomitah disse...

Tomara que isso cole aqui na Bahia tmb, tenho excesso de gostosura rsrsrs, minha b... quase não cabe na cadeira, fico toda torta e muitos dias sentindo dores nas costas e ombros por causa das malditas carteiras de braço e ainda por cima com o assento (para a minha estatura rsrs) tamanho pp.

CatiaPipoca disse...

André tem razão. As pessoas que não são obesas já sentem fortes dores em ficarem parados durantes 4 a 5 horas resolvendo uma prova quem dirá os obesos.
.
.
.
Paloma a vitória chegou de forma timida, mas tenho ctz que logo será um Direuti de todos.

CatiaPipoca disse...

Retifico - Direito*

Post disse...

Oi Catia, tudo bem?
Lhe enviei um e-mail.
Abraços.