Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Por Catia : TJ e MPU a saga continua.Parte l




No dia 26 de Agosto, por incrível que pareça foi meu aniversário.(rs)
Estranhei um pouco todo o dengo e carinho que tive o privilégio de receber de forma tão carinhosa de cada um de vocês. Fiquei até sem reação. Nem saberia expressar em palavras a alegria que vocês me proporcionaram. Agradeço de coração a todos.

Dois meses praticamente se passaram desde os editais do MPU e TJ. As pessoas que me acompanham sabem que sou totalmente contra se dedicar em dois certames ao mesmo tempo. No entanto, acabei assumindo o desafio e prometi que contaria todo o desenrolar a vocês.

Priorizei TJ, 300 vagas,claro. A moda nos concursos federais agora é o bendito "cadastro reserva", não podia deixar uma oportunidade dessas passar batido. Criei um cronograma, dando mais ênfase as matérias que não dominava, por exemplo, Direito Penal, Proc. Penal e Proc. Civil, também as específicas entre elas Corregedoria. Para dar conta de todas disciplinas foi necessário muita dedicação. Fiz dois cursinhos : LFG e, on line, Complexo Renato Saraiva. Confesso que o primeiro não me ajudou muita coisa não, já o segundo salvou a Pátria, ótimos professores. Pude notar que as pessoas que tem o mínimo de disciplina tem condições de estudar em casa assistindo aulas pela internet. Se você colocar na ponta do lápis, perceberá uma economia considerável se somar os lanches, gasolina ou passe de metro. Também tive a oportunidade, quando o desânimo batia em poder revisar as aulas quantas vezes fossem necessário, incluindo matemática que é meu ponto mais fraco. Talvez muitos de vocês saibam qual era a fórmula que a Vunesp criou de avaliação. Conhecimento Gerais, por exemplo, valiam três de Direito, é mole? Tremi na base quando li o edital, mas também não perdi a coragem.
Acertei 85% da prova, tirando aqui e pondo ali, nota final foi 8,0. Uns erros esdrúxulos, desses que causam danos sérios e muitas noites mal dormidas. Pior é a espera da lista dos convocados para segunda fase. Ficamos estagnados, sem saber o que fazer, os pensamentos ficam dispersos. Sinceramente, sabia que corria o risco em ver meus estudos para o MPU prejudicados. Sei como sou, virginiana, cobro muito de mim mesma, o fato de ter tirado essa média está acabando comigo. Peço perdões aos demais amigos que prestaram TJ, não desmerecendo ninguém, sei que a grande maioria tirou 7, não por saber pouco, porém, devido as armadilhas na prova, sei também que muitos foram desclassificados ou estão nervosos e estressados tanto quanto eu. Apenas um desabafo egoísta da amiga de vocês.
Enquanto isso vamos aguardando conforme dá, segurando na melhor maneira possível sem piorar as coisas. Batalhas que parecem intermináveis, muitas delas perdidas, no entanto é preciso ter em mente que a Guerra só chegará ao fim quando cada um de nós contemplar nosso nominho no topo da lista. Ou melhor! A posse! Aprendamos uns com outros e também com nossos próprios erros. Saibamos fazer dessas pedras nossas aliadas, saibamos usá-las a nosso favor. Mesmo que tenhamos que derrubar a casa velha, não importa, desde que tenhamos a oportunidade de reconstruir uma base mais forte, um alicerce mais profundo. Nem sempre nossos dissabores nos trazem apenas lágrimas e decepções, servem como base e amadurecimento. Sei que talvez pareça mais fácil dizer belas palavras, demagogia talvez, aos olhos dos que ainda estão cegos. Conforme a caminhada se estende, as bolhas inevitáveis e o suor na testa, o tempo acaba sendo o Senhor de nossas futuras ações. O que pude tirar de tudo isso? Caros amigos, confesso que ainda não sei, a caminhada não é finda. Mas, se olhar para trás, o que vejo? Grandes amigos que conquistei, grandes vitórias e boas classificações em concursos federais, experiência, persistência. Bem, provavelmente para alguns não sejam predicados de excelência, no entanto para mim, sim, está sendo uma viagem ao meu interior, aprendi muito de mim mesma, quem diria, realmente fui apresentada a verdadeira "Catia" que antes desconhecida e perdida em seus próprios medos e fantasmas nos quais foram vencidos e superados. Até aqui posso resumir, tive diversas vitórias. Mesmo diante daqueles espectadores nada amigáveis a espera de uma queda iminente. A esses dedico com carinho a ajuda que indiretamente me proporcionam. Quanto mais obstáculos mais vontade tenho em ultrapassá-los.
Concluo que daqui em diante o que vier estarei sempre no lucro. Hoje posso afirmar com toda veemência, se até aqui cheguei, e mesmo olhando para o norte e vendo que ainda falta um bom pedaço até o final, terei condições suficientes em continuar.
Até aqui agradeço a Deus em tudo!!

Dedico essas palavras a todos que se dedicaram ao TJ - Escrevente e também aos meus amigos de guerra.

Entendam que a GUERRA ainda não acabou.
Força, coragem e persistência vocês têm de sobra.
Tenhamos fé em nossas capacidades.

Catia Cilene

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Catiac!

Não sei se chamar só de Cátia!rs

Feliz aniversário!
Tudo de bom para você!

Que vc entre no TJ!

Que vc entre no MPU!

Que vc seja feliz em sua vida!

Beijos,
Brás Cubas

Concurseira p/ concurseiros(as) disse...

Obrigada meu querido amigo. Bras, diga-me, você conseguiu algum material daquele que vc havia pedido?

Anônimo disse...

Oi, Catiac!

Sobre o material, eu achei para venda ( Vesticon).
Mas, como há mais matérias do que eu achei que fosse cair, me desencanei de comprar.

Tava achando que para o meu cargo não fossem cair constitucional e legislação do MPU...dã!rs

Mas, já que estou inscrito, vou dar uma pincelada nas matérias e ir com a cara e a coragem, assim com fui fazer o TJ, mas creio que não terei a mesma sorte!rs


Mas não quero gastar dinheiro com essa aventura, nao. Além do mais, gosto de estudar no meu Note. E a apostila é de papel.


Obrigado, Catiac1

Vou procurar o material na net.
Aquela parte de conhecimentos básicos fica fácil de achar, já que cai pra todo mundo.


Até mais!
beijos,
Brás Cubas

Concurseira p/ concurseiros(as) disse...

Bras, tb vou com a cara e a coragem, sorte que estava estudando a Lei Complem. 75, Improbidade e licitações.
Boa sorte! (risos)

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Oi, Catia

Primeiramente, Feliz Aniversário!

Vagando pela net a procura de material pro INSS, achei teu blog.
Estou gostando muito.
Comecei a estudar há 4 meses, em cursinho para fazer a prova do DPE.Porém fiquei doente, fui internada e perdi o prazo da inscrição.
Tinha me inscrito pro MPU e mesmo não tendo nenhuma noção da matéria que cairia, fui fazer a prova, a título de experiência. Achei a parte de portugues tranquila, mas o resto foi um arraso só ehehehe.

Será que voce consegue material pro INSS?
Farei cursinho,mas queria aulas online e apostilas.

Beijo grande e força !!!!

:)