Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Por Catia-Pipoca -->MPU e TJ - sobre meu ponto de vista






Bem, pessoal, a primeira dica que eu recomendo para aqueles que têm em vista o concurso de analista, técnico do MPU ou TJ-Escrevente é fazer uma reavaliação, definir em quais matérias você está bem e quais são seus pontos fracos. O tempo está voando!!
Eu mesma não sei mais em que dia da semana estou.A propósito que dia é hoje?(risos)

Não dá mais tempo de ficar fuçando atrás de material,chega!!!A esta altura do campeonato você já deve ter gravado no mínimo 70% do conteúdo!!!

Antes de prosseguir, quero me certificar que não há ninguém aí estudando qualquer matéria que não conste do edital deste certame! Não é desculpa,olha só o conetúdo que tem no HD.Pelamor dos meus caquinhos né pessoal!? Assim também não.Se bem que duvido muito que meus queridos leitores e amigos estejam comendo broa neste aspécto.

Cespe se apega nos detalhes, e você deve dominar todas as matérias! Agora se for Vunesp,apesar da danadinha ser pura DECOREBA,atenção redobrada nas armadilhas,essas sim afundam feio. A definição de prioridades na distribuição do tempo de estudo será balizada apenas pelo critério subjetivo, a partir das habilidades e dificuldades de cada um.Portanto,ORGANIZEM-SE!!!PRIORIZEM! Façam muitos exercícios!Conheçam a Banca que está organizando a sua prova.

Não há remédio,infelizmente,é tanta materia que devemos centrar em um ponto e seguir lutando.
Coisas supérfluas e até mesmo as não tão supérfluas,que dê pra esperar,devem ficar de lado.É a cruz.Não dá para abraçar o mundo. Terá que esquecer algumas regalias.Também não vá virar um "ermitão",não é isso,se você estiver dando conta do cronograma,não vai te matar,nas horas vagas,o lazer,de jeito algum.Não é isso que quero que façam.Apenas coloquem na cabecinha de vocês que nada vem de mão beijada.Sacrificios terão que ser feitos.

Larguei mão do cabelereiro,larguei mão da vaidade,ultimamente,confesso,só tenho tomado banho,escovado os dentes e quando lembro,como algo,se bem que chocolate não esqueço jamais.(risos)


Ahhh,arranjei uma outra tática de estudos,por indicação de um amigo que passou nas primeiras colocações do TRT, e tem funcionado.A regra é o seguinte,estudo um conteúdo e em menos de 48 horas,em regra,reviso.Tem dado efeito.Faça o teste e depois resolva alguns exercícios e me diga se funcionou ou não.

Sei que o seu sofrimento é o mesmo que o meu.Sei que nossos caminhos acabam se cruzando devido as nossas histórias serem parecidas.
Quantos depoimentos tristes ,de amigos,lemos aqui no Blog.Se formos contabilizar as lágrimas e as alegrias ,a primeira ganha disparado.Sabemos que na vida real,é assim mesmo.Gostaríamos que não,contudo é.


Esses dias atrás recebi um e-mail de uma amiga em comum e bem conhecida no Blog,só não vou dizer o nome,vá que ela não queira ser identificada.(risos)Bem,segundo ela,estava se dedicando a todo vapor em cima de um certame que ocorreu há poucos dias atrás,deu o sangue,no final das contas acabou não tendo o retorno plauzível,a família já não aguenta mais vê-la estudando,estão quase internando a coitada.Olha só o que é a raça de um ser-humano quando se deseja muito atingir uma meta,sabem o que ela está fazendo?ACREDITEM!!! Estudando escondido da família!!!
Fico imagino como ela está fazendo.No banheiro? Embaixo da cama? Na varanda? Pensem bem a luta!!
Resumindamente relatei os fatos,mas a verdade é que a ferida é bem mais profunda que isso.Torço muito por ela.Meu Deus,só sei que quando a 'bençoada' conseguir o que tanto almeja,acho que vou chorar junto.(risos)


Agradeço a Deus pelas boas oportunidades que tem me dado e sugiro que agarrem a de vocês e não larguem por nenhum decreto!!!Nem mesmo sob ameaças familiares.(risos) Depois vocês correm atrás do prejuízo.Garanto que quando forem empossados,todos voltam abanando o "rabicózinho",com o devido respeito hein família?!(risos)

Li um pensamento esses dias que adorei:"Á vezes é necessário virar as costas para a platéia".

É bem por aí mesmo!!

Estou jogando com todas as cartas disponíveis que estão vindo ao meu encontro.
Assumi dois certames bem concorridos,sei...sei...loucura,sempre aconselhei vocês a não fazerem isso,e olha só,eu mesma caí em tentação.A CULPA É DE ALGUNS DE VOCÊS.ÉEEE,vcs mesmos,que viviam falando,"tenta esse também","larga mão,só quer federal,tenta aquele também"!!!Nhé...nhéeeeee(risos)

Ai de vocês se eu tomar chumbo.(risos)
Bem,pelo menos terei alguém para jogar a culpa.Vão se preparando.(risos)


Falando sério agora.(Uii,vc não estava falando sério Fiona?)
Brincadeirinha,sempre falo super sério.Sou um poço de seriedade.(risos)
Dá risada né?!Pode chorar,que a coisa tá assim mesmo.Descambando ribanceira abaixo.

Cátia fala sério!!!???

Desculpa,o nervosismo somado a ansiedade me deixa assim meio que....que....sei lá...tipo DOIDA DE PEDRA e fico tossindo barbaridades aos olhos atentos de vocês.

Vamos lá.
Continuando....

Até que sempre fui bem organizadinha com meus estudos,claro,antes de sair edital,estudo duas/três horinhas apenas pra não perder o ritmo,mas depois que sai,caio de pau em cima das matérias mesmo.
Só que desta vez,notei que o "sangue no zóio" tomou uma proporção bem maior na minha vida.Nunca estudei tanto.Sério mesmo.Meus Deus do céu,por exemplo,Escrevente(TJ),gravei o som da minha voz ditando os artigos do DPP,DPC,DP,Corregedoria,Atualidades e CF.A voz ficou monstruosa,taquara rachada seria o termo exato pra definir o som.Enfim,abafa,gostei da dica do amigo e tenho estudado dentro daquele esqueminha das 48 h,fechei cursinhos,um ruinzinho,descubri tarde e outro acertei em cheio,destrocei um livro de questões,sem mencionar os materiais que chegam todos os dias via e-mail que voces disponibilizam.


Alguém pensou:"E o MPU,Cátia"?

Bem,amigos,priorizei.
Vocês sabem que estávamos estudando MPU pelo edital anterior,não é mesmo?!A Lei 75,portanto,só revisar,as básicas nunca paro de estudar,logo,assim que finalizar com TJ terei menos de 20 dias pra destroçar as mais importântes do MPU,vai ser uma loucura,mas resolvi aceitar o desafio e cá estou eu e minhas lamúrias no muro- BLOG -das lamentações.rs

Ainda está em pé o que prometi.
Independentemente do sucesso ou fracasso,farei questão de colar minhas classificação para que juntos possamos analisar os acertos ou os erros.
É assim que vamos evoluindo.Aprendendo uns com os outros.
É pra isso que servem os amigos,não é mesmo?
Na riqueza ou na pobreza,jamais esqueçam disso.ok?

Estava com saudades de vocês.Fiquei inspirada e corri escrever.

Cuidem-se.
Continuem na garra e perseverantes.
Tempestades virão.
Obstáculos de monte.
Basta vocês se manterem firmes,logo tudo passará e poderemos juntos comemorar ,com lágrimas nos olhos,o gosto da vitória.

Muitas bençãos nas nossas vidas.

Aquele abração de ursa ULTRA APERTADO.

12 comentários:

Rita Pessoa disse...

Força querida. Admiro muito sua força e determinação. O TJ é seu !!! Grande beijo

Estudioso disse...

Pipoca, vc sabe melhor que ninguém que os estudos têm de ser focados para um determinado concurso. Assim fazendo, fica mais fácil de se organizar e, por conseguinte, ser aprovado. Diz o ditado: "não há vento que ajude se o marinheiro não sabe onde quer chegar". Por outro lado, estudar para dois concursos não é de todo ruim. Se o edital de ambos tiverem matérias em comum, ótimo, é válido prestar para os dois, caso contrário, é perder tempo e dinheiro e, mais, ganhar uma baita frustração caso seja desclassificada.

Alessandra R. disse...

Olá chérrie- você está belíssima-o Tj já é seu, querida estou tão mal, que não sei como estou tendo forças para estudar, minha mãe me deu uma intimação,que se eu não voltar a trabalhar vou ser expulsa de casa,essa semana foi um inferno a minha vida,tive que sair para procurar emprego e caso consiga, terei que submeter-me a um salário de R$600,OO, nadei,nadei e morri na praia,estou uma pilha de nervos pela prova do MPU e minha mãe joga um balde de água fria,todos os dias eu choro, duas coisas que me davam ojeriza, 1ª era pegar catapora(já peguei)e a 2ªera voltar para a iniciativa privada ganhando 1 salário(está na iminência de acontecer).Bom é a vida não nasci em berço de ouro, sou apenas uma pessoa que sonha em ter uma boa vida.OLHA ,A SUA VITÓRIA VAI SER A NOSSA TAMBÉM,ADMIRO O SEU ALTRUÍSMO,QUANDO O SEU NOMINHO ESTIVER NO TOPO SA LISTA SA NOMEAÇÃO SUAS LÁGRIMAS DE FELICIDADE SERÃO AS NOSSAS TAMBÉM,BEIJOCAS MUITA SORTE DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO.

Carlos Amaral disse...

Catita querida, vc sabe q, mesmo distante, relapso, e aparentemente indiferente, estou sempre torcendo, pedindo, incluindo vc e todos os guerreiros concurseiros nas minhas preces!!!! Não esqueço de vc, amiga querida!!!! Torço sempre por vc e tenho certeza absoluta de q esse esforço, esse sacrifício, renúncia, abnegação, tudo o que vc tem feito por vc mesma e por toda essa turma de seguidores será recompensado!!!! Não é uma promessa, é um fato.

Amigo estudioso, concordo com o seu raciocínio. Só quem tem a corda apertando no pescoço sabe o q é a pressão na mente por uma aprovação. Por isso, vale o esforço de estudar pra mais de um concurso, sim!!!

Alessandra, é triste e chato demais qdo a nossa família é o nosso primeiro obstáculo. É triste qdo as primeiras pessoas que deveriam nos dar apoio incondicional nos alfinetam e nos criticam a todo momento. Estou torcendo por vc, querida!!! E, aconteça o que acontecer, NÃO DESISTA!!!

Isso vale para todos: Por mais forte que seja a dor de vcs hj, seja física, psicológica, afetiva, financeira, espiritual, ou todas somadas, TODAS ELAS SE TORNARÃO PEQUENAS DIANTE DA CONQUISTA DA APROVAÇÃO. Portanto, não desistam, amigos e amigas! Não dá para descrever para vcs a sensação da vitória da aprovação, só sentindo. Portanto, quero que todos vocês sintam essa sensação da vitória, e tenho ABSOLUTA CERTEZA de que essa sensação suplantará e colocará por terra TODAS as dores, angústias e dificuldades que se apresentam para vcs hoje!!! Um grande abraço para vcs!!!
Um feliz dia dos pais, para os pais (e "mães-pais") concurseiros!!!!!!

Renato disse...

Cátia vc eh linda!!!!
Vamos com garra nessa reta final...
Galera é importante não se descuidar da prova discursiva Tbm creio que vai fazer grande diferença!!!

Bons estudos!!!!!

Concurseira p/ concurseiros(as) disse...

Alessandra,ler o seu relato,resumo dizendo:Doeu no fundo da minha alma.NÃO DESISTA!!!Leia o último artigo do Blog.

Concurseira p/ concurseiros(as) disse...

Estudioso,vc tem toda razão.Nem posso discutir com vc,temos os mesmos pensamentos,msm assim vms ver no que vai dar.Bjks amigo.

Concurseira p/ concurseiros(as) disse...

Carlos e Rita,vcs são especiais demais.Grata.

Catia-pipoca disse...

Renato ,muito agradecida.Seja bem vindo.

Anônimo disse...

Mais uma imagem no blog. Você Observou?
Cachorrinho ela veio de mansinho
Pelo cantinho da janela ela se esgueirou
Você tomou um sustinho
Na minha cabeça você pulou
Desça, desça já seu malandrinho
É só alguém que do outro lado nos observou
Desça, desça, desça de mansinho
Pra eu poder falar pra ela que um grande abraço você mandou
Venha cachorrinho...

Anônimo disse...

DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS , MAS CAPACITA OS ESCOLHIDOS.E SOMOS OS ESCOLHIDOS,UM ABRAÇO PARA TODOS.

Anônimo disse...

Nunca vi pessoalmente esta loirinha mais vai ser minha Madrinha até rimou que tenha dias cheios de luz brilhantes como suas madeichas rsrsrsrsrsrsrs