Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

ORGANIZAÇÃO E TRANQUILIDADE NOS ESTUDOS É FUNDAMENTAL





"Estudar em excesso pode não dar os melhores resultados (o melhor é estudar *bem*, e não necessariamente estudar *muito*), mas suspender um plano de estudos previamente traçado pode ser ainda pior para o seu resultado. Vale muito mais a pena criar um plano de estudos adequado a você e ao seu objetivo, e eventualmente ajustá-lo conforme a situação for progredindo".



E o G1 dá conselhos baseados no bom senso, mas razoavelmente sólidos:

O melhor é não se desesperar. Não adianta tomar atitudes do tipo estudar 18 horas por dia para rever (ou para ver pela primeira vez) toda a matéria. O que vão conseguir é uma bela estafa e um resultado muito ruim no vestibular. Até porque, ao se impor algo impossível, o estudante vai se angustiar mais e acaba não conseguindo estudar nada. O tempo que poderia aproveitar ficará perdido.

Para aqueles que se prepararam minimamente, é importante confiar no que estudaram. O melhor é dirigir esforços para as partes das matérias que tiveram mais dificuldades e vale a pena tirar dúvidas com professor ou colega. Não adianta chover no molhado e estudar coisas já conhecidas.

É muito importânte definir a carga horária de estudos,fazer um cronograma pelo menos com duas matérias diferentes em cima do assunto que irá estudar.

Impôrtante também policiar as visitas virtuais na internet.

Tem material? Não fique questionando se é suficiente.Primeiro estude o que tem em mãos.Estudou?Aí sim é hora de buscar mais conteúdo e isso depende da Banca que vai organizar a sua prova.Se for CESPE capriche !!!Eles adoram súmulas e jurisprudência.

FCC,adora interpretação de texto e gramática,mas na parte de Direito é pura decoreba.

Vunesp a mais simples de todas,ou seja,DECOREBA.

E não pensem que menciono a palavra decoreba com algum "desdém ou menosprezo".Ao contrário,geralmente os editais são imensos.Portato,DECOREBA será também um espinho na sua garganta se não sentar ler,reler,resolver exercícios.É fundamental e faça muitas vezes .Apesar de parecer ser tão simples,eles adoram uma boa armadilha.O simples que engana.Por isso,tomem cuidado.

---------------

Sobre as "ondas" dos HDs virtuais: materiais onde vários grupos depositam no intuito de ajudar e ser ajudado para não correr o risco de deixar algum conteúdo importânte da matéria para trás.

Criamos o espaço? Conseguiu acessar?Baixou o conteúdo?Vai estudar! Tente baixar a matéria no próprio micro,porque devido ao grande acesso ,eles tendem a travar.Aí vocês acabam perdendo horas e horas sendo que deveriam estar estudando ao menos as matérias básicas do certame.

----

Como administro tudo isso?

Simples,chama-se organização.

Prioridades em primeiro lugar e as demais só devem somar e se encaixam direitinho na minha rotina puxada.

Entro observo vocês,se necessário escrevo algum artigo ou então dou dicas.

Meu tempo a net o máximo 1 h de intervalo e depois 3 horas estudando.Quando não estou mais absorvendo o conteúdo procuro fazer outras atividades,ou venho aqui com vocês,ou lido com as minhas plantas ou simplesmente deito e fecho os olhos.

Dá para organizar minha rotina desta forma ,larguei minha profissão em pról do meu sonho.E o que devo fazer?Pensar,falar e não agir???

Quando a preguiça vem,procuro visualizar o cargo que almejo e me imagino trabalhando lá dentro.Pode não parecer ,mas ajuda muito.Por que penso:"Catia,vai estudar"!!!!- (risos).Besteirinhas funamentais,acreditem.



E o estress? Nem me falem!!Sofro deste mal tb.rs


O stress é natural, mas deixar que ele domine só atrapalha. Conheci várias pessoas aprovadas em uma série de concursos dos quais participaram, e há ao menos um ponto em comum entre elas: nenhuma permitiu que a seriedade com que se dedicavam a estudar se transformasse em neurose ou em alguma atitude que atrapalhasse a retenção de conhecimento ou a sua capacidade de responder bem, e com calma, às provas.

Pausas semanais e algum lazer diário também fazem maravilhas pela capacidade de absorver e reter conteúdo. Não adianta viver 24h por dia, 7 dias por semana, em função da prova: assim você só gasta (e mal) o seu tempo.


Bem,dicas das quais acho fundamentais.


Logo,estudem,organizem-se,batalhem, também vivam e que esse viver não seja só lazer ou vicios como a net ou games ou sei lá qualquer outra coisa que esteja atrapalhando a sua concentração,mas também não fiquem dia e noite nos cadernos,cronometrem ,siga o roteiro fielmente e descansem sempre que possível!!Ok?


Um beijo a todos.


Catia Cilene




2 comentários:

Siegrid Rj disse...

oi, ai menina tb faco algo assim qdo naum entra nda mais deito e fecho os olhos a kbca naum para mas volto com energia.. e continuo...
Catia linda, sucessoooooooo vc e 10!!!

Anônimo disse...

Catia, o que faz com a ansiedade,essa pequena coisa que nos atrapalha?????