Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

MPU - DICAS DE COMO ESTUDAR O EDITAL

E aí, pessoal?

Hoje saiu o edital do MPU, não é mesmo? (ÔÔÔÔ novidade, ein, João?)

E eu estou aqui para responder aos inúmeros e-mails que me foram enviados justamente sobre este assunto! ;-) Não se preocupem, o edital não é tão feito assim quanto se pensava!

Vamos a ele:

1) Ambientes Windows XP e Windows 7.

Perguntas sobre o Windows XP (versão mais difundida do sistema) e o Windows 7 (a versão mais recente). É... pois é... O Windows 7 foi lançado no dia 22 de outubro do ano passado (2009) e já faz parte das provas de concursos! (há concursos que cobraram, por esses dias, SOMENTE ele!).

Particularmente, eu acredito em questões sobre o Windows Explorer, como as ações de copiar e mover arquivos (entre outras, claro!).
Com relação ao Windows XP, sugiro uma leitura sobre o capítulo em questão no livro

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS - 4a EDICAO. É completo e traz tudo o que é necessário saber sobre o Windows XP

) Internet e Intranet. 3 Utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. 4 Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa

Vixi... esse assunto é praxe no Cespe! Teoria sobre Internet e prática (uso dos principais programas). Como não houve determinação (Este ou Aquele), a gente fica naquela de "vão cobrar os mais usados", como o Internet Explorer e o Mozilla Firefox... Quanto a programas de e-mail, não aposto em nenhum especificamente... (e isso é muito importante*).

3) Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito e multimídia (Br.Office e Microsoft Office).

Pacotes de Escritório... ;-) Normal! Word e Excel (Microsoft Office) e Writer e Calc (BrOffice.org).

Quais versões? Do BrOffice, a última, com certeza (3.2)... Do Microsoft Office, provavelmente, a versão 2007 (embora ninguém tenha especificado isso).

No livro só tem Office 2003! Mas aqui no site (seção SERVIÇOS / MATERIAL) a gente tem apostilas de Office 2007 (muito boa, por sinal) e BrOffice (não tão boa, na minha opinião). Há também, como opção, o livro da Campus, do Reynaldo Telles, sobre o BrOffice (Descomplicando o BrOffice para Concursos) que é uma excelente opção!

4) Conceitos básicos de segurança da informação.

O capítulo de Segurança do Livro (Informática para Concursos - 4a Edicao) está perfeito para esse tema! Mas nós responderemos a muitas questões sobre isso no curso de exercícios aqui do site!

É isso, pessoal! O Edital está tremendamente simples! E o conteúdo, em si, muito fácil de estudar! Não tem Hardware! Não tem Redes!

João Antônio


--------------------------------------------------------

No conteúdo programático para todos os cargos supramencionados consta a disciplina de AFO (Administração Financeira e Orçamentária). Como tenho recebido muitos e-mails de candidatos me questionando se o curso de AFO para Receita Federal, ministrado no portal EVP, contempla todo o conteúdo para o MPU, afirmo que, para os cargos nº 01, nº 46, nº 30 e nº10, estão contemplados todos os tópicos constantes no edital do MPU, exceto os seguintes:

Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000);

SIDOR, SIAFI, Suprimento de Fundos, Conta Única do Tesouro Nacional.

Os tópicos acima ainda serão ministrados no curso de AFO para Receita Federal.

Para o cargo nº 9 (Analista de Contabilidade/Perito), estão contemplados todos os tópicos de AFO, exceto os seguintes:

Lei 10.180/2001;

Instrução Normativa STN nº 01 e alterações posteriores;

Procedimentos de retenções de impostos e contribuições federais;

Lei nº 9.430/1996 e alterações posteriores;

Instrução Normativa SRF nº 480/2004

abraço!!

Fiquem com Deus

PROF. ALEXANDRE AMÉRICO


---------------------------------------

Como vocês já devem saber, elaborei um conjunto de 55 aulas gravadas em vídeo de Orçamento e Contabilidade Pública (com LRF) para diversos concursos da área fiscal e de controle. Estas aulas estão disponíveis aqui no site do EVP já há algum tempo. No último mês de novembro, entraram no ar também as aulas de exercícios, onde eu resolvo praticamente 500 exercícios. Estas aulas são as de 56 e 107 e já estão disponíveis no site.

Quem quiser conhecer o índice das vídeo-aulas, basta acessar o link abaixo:

(OBS: NENHUM DOS LINKS DESSE POST VAI FUNCIONAR, AO CLICAR DIRETAMENTE NELE. TRATA-SE DE UM PROBLEMA DO SITE DO EVP. PARA ACESSAR AOS LINKS, COPIE O ENDEREÇO PARA A BARRA DE ENDEREÇOS DO SEU NAVEGADOR QUE IRÁ FUNCIONAR).

http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=2952

Para acompanhar as aulas de teóricas de Orçamento e Contabilidade Pública (aula 1 a 55), elaborei um material que cobre todo o conteúdo. Trata-se do curso gratuito de Orçamento e Contabilidade Pública. Embora seja um material de apoio, pode ser usado em stand-alone, ou seja, com ou sem as vídeo-aulas ele é inteligível e pode ser usado para o aluno que está tendo o primeiro contato com a matéria de AFO, Orçamento ou Contabilidade Pública. Embora o material esteja disponível há muito tempo aqui no site, algumas pessoas estão com dificuldade de encontrar. Se você quiser baixar as aulas completas, pode clicar aqui.

http://www.euvoupassar.com.br/visao/admin/artigos/acervo/Aulas_EVP_op_cpu.zip

Outro problema que os alunos estavam encontrando (ou melhor não encontrando rsrs) era achar as aulas para acompanhar as aulas em exercícios (aulas 56 a 107). Tudo isso porque o rapaz do EVP na hora de disponibilizar os arquivos, associou erroneamente algumas aulas a arquivos que tratavam de outros assuntos. Para resolver o problema, coloquei o material para acompanhamento das aulas de exercícios no site, de forma mais organizada. Se você quiser baixar o arquivo para acompanhar as aulas de exercícios de Receita Pública, Créditos Adicionais, LRF, Princípios Orçamentos e Balanços Públicos, clique aqui.

http://www.euvoupassar.com.br/visao/admin/artigos/acervo/questoes_afo.zip

Acontece que por lapso meu, eu não incluí entre as aulas de exercícios as questão relativas ao assunto "Despesa Pública". Diversos alunos me mandaram e-mail pedindo os arquivos de exercícios para acompanhar as questões de "Despesa Pública". Piora o fato de as questões de "Despesa Pública" serem abordadas logo nas aulas iniciais (aulas 56 a 63). Assim, o aluno ficava perdido. Mas o arquivo também estava perdido. Procurei ele nos meus e-mails e nos meus computadores e não achava. Até que falei com um amigo meu, aluno do meu curso aqui em Cuiabá, e ele tinha o arquivo, só que em formato Excel.

Então eu peguei o arquivo com ele, mas o mesmo continham comentários a respeito da questão feitos por ele, o aluno. Pensei em tirar os comentários, mas eles estão bons. Então vou deixá-los, apenas alertando que foram feitos por um aluno, o Norton Santos, não por mim, ok?

Não li todos os comentários, para saber se estão corretos, então se você não se sentir à vontade para usá-los, use o arquivo apenas para acompanhar as aulas, desconsiderando os comentários do Norton. Em caso de dúvidas, acessem as vídeo-aulas para conferir o gabarito.

O arquivo com as questões de Despesa Pública, estão anexadas no link abaixo:

http://www.euvoupassar.com.br/visao/admin/artigos/acervo/Questoes_TEMA_DESPESA_PUBLICA_12Out2008.pdf

O terceiro "lugar" para estudar para esse concurso é o meu próprio livro "Fundamentos de Orçamento Público e Direito Financeiro".

Meu livro aborda todos os tópicos do concurso do MPU e contém mais de 600 exercícios de concursos anteriores, 100 deles, comentados.

O endereço é:

http://sites.google.com/site/seriefundamentos

O site é bem ruinzinho, mas serve para pagar o livro com cartão de crédito em até 12 x.

Por fim, elaboramos um curso apenas de exercícios de Contabilidade Pública, em vídeo, aqui no site do EVP. Basta procurar nas minhas aulas em vídeo aqui no site.

Abraços a todos e bons estudos,

Fernando Gama

fgamajr@gmail.com


Um comentário:

Epi disse...

Já errei muitas questões por pensar que uma palavra significava uma coisa e era outra. Então fiz o seguinte:
Peguei um dicionário pequeno/médio e vi palavra a palavra anotando aquelas que pensava que significavam uma coisa e significavam outra e também aquelas que não conhecia e que poderiam ser usadas numa questão do concurso. Anotei tudo em um caderno e ao longo dos estudos ia olhando as anotações, pra memorizar as anotações.
Em +/- dois dias dá pra olhar tudo (se fizer só isso), pra mim valeu a pena me ajudou na hora de estudar e na hora de fazer a prova, portanto acho que deve-se começar por aqui (revisão do dicionário)
Outra dica:
Estude de acordo com o que sabe:
Se não tem nenhuma noção sobre o assunto: estude por uma apostila, depois pela lei e em seguida pelos livros.
A apostila te dá as noções gerais e uma base pra estudo, a lei te dá o como está escrito (sem explicações) e os livros te dão os princípios e se aprofundam no assunto. Se não tiver condições de adquirir uma apostila tente pegar pela internet as noções gerais do assunto.
Se já sabe o assunto: estude pela lei, aprofunde o que sabe pelos livros, e folheie as apostilas para ver algo interessante que tenha passado sem ter notado.
Se já domina totalmente: revise as alterações de outros assuntos que possam alterar a interpretação da lei.
Dica de Apostila:
D.Administrativo, Constitucional e Penal: Prof. Ronaldo Kanashiro (ótima didática - na hora da prova você lembra o que leu na apostila - pra mim foi legal), mas não se esqueçam: Lei e Livros pra aprofundar os conhecimentos.
Nunca se esqueçam de conferir alterações na lei (Apostilas, Livros, internet etc. podem estar desatualizados).
Epi