PERSEVERANÇA É O NOSSO GRITO!




Como foi o dia dos namorados de vocês?
Estudaram? Muito frio?
Bem,a minha um pouco tumultuada e também tranquila.Comi muitos sushis,sashimis e um temaki imenso.Devo ter engordado pelo menos um quilo.(risos)Nem ligo,estava muito bom ! A ansiedade toma conta da gente e a fome também.rsrs

Martelei meus pensamentos em cima de uma palavra:Perseverança.Um dom de poucos.Todo concurseiro precisa exercitá-la.

A perseverança compreende a continuidade nos esforços feitos na mesma linha, sem o qual o empreendimento humano está fadado à esterilidade. Quando observamos que muitos planos não se concretizam é porque o poder de realização não correspondeu à faculdade de concepção. Conta-se que Goethe ruminou durante trinta anos a concepção do Fausto. Nesse período, a obra foi germinando, criando raízes para, finalmente, vir à luz. Assim, é forçoso que não percamos o nosso bom humor se aquilo que almejamos não está se tornando real. Para tanto, há diversas frases de consolo e estímulo: "Deus está com os que perseveram"; ; "Não interessa o que se trata de levar a termo: o que importa é perseverar até o fim";
Talvez tenha meditado com profundidade nessa palavras por estar sem coragem de digitar as questões que havia elaborado para o nosso Simuladão.A falta de ânimo era tanta que dentro de mim travei uma luta de Titãs.

Então pensei:

"Somos precipitados, quando dizemos que a natureza nos nega isso ou aquilo. Um pouco mais de constância, e o resultado seria oposto"; "Todas as estradas da vida têm os seus espinhos. Se entrarmos numa delas, prosseguimos, porque retroceder é covardia";ENTÃO ESTOU SENDO COVARDE OU PREGUIÇOSA? "Poucas são as coisas por si próprias impossíveis; e o que freqüentemente nos falta não são os meios para obtê-las, é a constância".

Mais tarde pesquisando na internet encontrei:

OBSTÁCULOS À PERSEVERANÇA

1) Rotina – É o principal obstáculo. Uma ruptura do automatismo, por insignificante que seja, abre um caminho. Liberta o pensamento e tonifica o psiquismo superior. Importa detectar os automatismos que alimentam a nossa inércia.

2) Desânimo – É a grande arma dos Espíritos das trevas, porque ela quebra a faculdade mestra, que é a chave do homem, ou seja, a vontade. A preguiça moral, o gosto da comodidade e a instabilidade do humor são outros tantos fatores do desânimo.

3) Medo da mudança – Todo o esforço desacostumado é penoso e por isso dá nascimento a uma idéia de incapacidade de avançar. Após muitos automatismos guardados em nosso subconsciente, ficamos paralisados e não nos pomos em marcha para o novo, para o que possa nos trazer algum progresso de nossa alma. (Courberive, 1960)

----------------

Posso concluir que a verdadeira vontade não é desejo, é autodeterminação!!

Preferimos vegetar numa mediocridade aceita, a elevar-nos a uma situação melhor à custa de trabalhos metódicos e perseverantes. Para muitos seres humanos, a felicidade consiste na lei do menor esforço, na rotina e no torpor.

Para que haja perseverança deve haver também a concentração, ou seja, focalizar nossa atenção sobre um único ponto e partir ao seu encalço, pois pluribus intentus, minor fit ad singula sensus: olhando muitas coisas ao mesmo tempo, prestamos menos atenção a cada uma em particular.

Mons. d’Hulst dizia: "Ao lado da perseverança que jamais tomba há aquela que se levanta sempre". Quer dizer, se mantivermos a nossa atenção voltada para os nossos próprios objetivos da vida, não faremos conta do fracasso ou do êxito, pois estaremos apenas compenetrados do dever que nos foi reservado.


................

Sei que a conseqüência da vida futura decorre da responsabilidade dos nossos atos. Por isso mesmo não é conveniente ficarmos nos comparando com outros e com aqueles .Ou ficarmos nos questionando o porquê que ainda não atingimos nossas metas.Temos que trabalharmos em cima dos nosso sonhos.A luta é árdua,doenças virão,problemas familiares também.Depois de um tempo na estrada ,de caminhar tantos quilometros nos estudos.Não podemos nos permitir voltar sequer um passo atrás.Devemos ter coragem,lutar com toda nossa força.Até o último suspiro.Se levarmos várias bombas,vaias,desprezo,desconsiderações,sermos menosprezados,seja lá o que for que estejamos sofrendo.POUCO IMPORTA!! DIGA ISSO PARA VOCÊ MESMO!! Mais dias ou menos dias seremos cobrados pelo que fizemos. MESMO SENDO COBRADOS TAMBÉM HOJE.O mundo não nos polpará.As cobranças virão.Não fique remoendo sentimentos que não lhe trarão benefícios no futuro.Enterre seu orgulho,respire fundo e continue a CAMINHAR!!Ninguém virá lutar suas batalhas.Depende somente de nós mesmos. O hoje e as consequencias do amanhã.Por isso,tapemos os ouvidos aos burburinhos e conversinhas fúteis,sejamos egoístas, trabalhemos em cima das nossas conquistas.O resto virão ou em vitórias ou derrotas.Cabe somente a mim,a você optar por qual estrada vamos nos manter.Perseveremos hoje!! Um dia,tenho certeza,quando nosso nome estiver nas primeiras colocações,poderemos gritar para o mundo!!!VENCI!Valeu a pena toda lágrima que derramei.Meus opressores que outrora me deram as costas,hoje se curvmr diante da minha DETERMINAÇÃO.Sim,eu PERSEVEREI com toda minha força!
.
.
Um abração de Ursa.
Catia.

4 comentários:

Principe Encantado disse...

Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.
John Quincy Adams

Abraços forte

Concurseira p/ concurseiros(as) disse...

Principe é bem isso msm.Depois de algum tempo guerreando é quase impossível a fadiga não nos alcançar.Perseverar acaba sendo uma peculiariedade de poucos.Necessária ,fundamental em um dado momento nas nossas lutas.Abçs.Obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Agradecimentos para tomar o tempo para discutir isso, eu sinto fortemente sobre ele e adoro aprender mais sobre este assunto . Se possível , como você adquirir experiência , você pensamentos atualizar seu blog com informações extra? Isto pode ser muito útil para mim.

Anônimo disse...

Acabei de adicionar seu feed para meus favoritos. Eu realmente gosto de ler seus posts.