Sim,eu sou um CONCURSEIRO(a)!




Ontem no sala de aula(cursinho de Direito) estávamos tentando buscar uma definição do que é ser "concurseiro" ou "Concursando".
Cheguei a conclusão que se você é um devorador de livros,24h por dia,dedica 26h para estudar;se sente sob pressão o tempo todo;tem sempre aquele "parente" te cutucando para saber o porquê que você ainda não passou em um concurso público;é chamado de "nerd" pelos amigos por ter se ausentado das "tentações urbanas";está encalhado(a) ou quase.(risos).
Se você é assim,bem-vindo ao time,descrição de um concurseiro profissional.
A partir dessa descoberta ,decida se quer ser um "profissional" medíocre ou qualificado para ocupar aquela "vaguinha" que você (eu também)tanto deseja.

É fundamental planejar,se atirar de qualquer jeito,só perderá tempo e dinheiro.
Para estar bem preparado(a),além de ter que "APRENDER" as matérias que cairão na prova ,também é preciso preparo físico,emocional e mental(raciocínio rápido).Li um livro da Editora Ferreira que adorei - Turbine seu cérebro - vocês vão gostar ,indico.Fala muita coisa interessante sobre nossas limitações e da necessidade que há em ter disciplina.

Estudar para concurso público é investir.Acredite! Praticamente uma empresa - você precisa planejar,investir em livros e cursos e usar a melhor estratégia para que o capital tenha retorno,ou seja,aprovação.Crie a sua própria estratégia,evite copiar o cronograma dos outros.Adapte conforme a sua realidade.Cada pessoa tem um organismo diferente das demais.Somos seres únicos.
Nem preciso dizer que DETERMINAÇÃO E MOTIVAÇÃO são palavras-chaves e que o mais importânte do que iniciar os estudos é dar continuidade a eles com satisfação.Saiba que é normal depois de um certo tempo você ficar desânimado(a) ou até mesmo enjoado de ler-reler sempre as mesmas coisas,mas não desista!Continue,mesmo que diminua a carga horária ,não pare.Nem sempre você estará no mesmo estado de espirito,um dia desmotivado e no outro ,provavelmente,animado.Você pensa:"Mas Catia,ultimamente,sinto que meu cérebro "atrofiou" não consigo sair do lugar,estagnei"!Pois eu te digo caro(a) amigo(a),já passei e muitas vezes ainda passo por esses momentos,só não podemos nos entregar.Coloque na sua cabeça que tudo dependerá exclusivamente de você e que as pessoas que já conseguiram atingir suas metas também foram da mesma forma.Não seremos nós diferentes,não é mesmo?Basta ter no mínimo teimosia e garra!

O segredo é enfrentarmos as pedras que obstruem o grande propósito:passar DENTRO DAS VAGAS em um concurso público.Não na intenção de ficar se lamentando,mas em cima da objetividade de conhecermos melhor nossas imperfeições e alcançando assim a melhor forma de se manter animado(a).


Na pior das hipóteses ,quando se sentir "deprê" ,ouça uma música.Segundo Platão "é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro".

Um abraço de ursa em todos!

2 comentários:

Alessandra r. disse...

P/Catia- ma chérie estou trabalhando o meu cérebro para amar todas as 10 matérias que estudo por semana e não é que dá certo! Amo contabilidade básica,adoro AFO,RL,quando começo a estudar já mentalizo que a matéria não é tão difícil, isso é coisa de maluco(riso)
beijocas!!!

Concurseira p/ concurseiros(as) disse...

Ale vc é um exemplo de pessoa.Está certíssima.Eu estou tentando entrar em um acordo passivo com meu cérebro :Sim,matemática é uma delícia"!...hahahah
Mas o bençoado é teimoso...rs