Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Por Marcelo Alexandrino - “Candidatos devem ter preparo equilibrado em todas as matérias”

Preparação Equilibrada
Uma preparação equilibrada em todas as disciplinas é fundamental para qualquer candidato. “Cinqüenta por cento do seu tempo tem que ser dedicado às disciplinas jurídicas ficando o restante do tempo para estudar Matemática, Português, Estatística, além de outras matérias importantes na aprovação do aluno”. Para o professor, a aprovação em um concurso não é obrigatoriamente um projeto a longo prazo, onde o candidato irá necessitar de muitos anos para ser aprovado. Para quem estuda com seriedade e tem possibilidade de dedicar bastante tempo ao estudo, a preparação para um concurso pode ser um projeto de médio prazo. “Eu já vi pessoas que tinham tempo e determinação para se dedicar intensamente aos estudos estarem prontas em até menos de 1 ano para o concurso público, obtendo resultados positivos”.

Outro fato observado na área pelo professor é a profissionalização do setor de preparação para concursos públicos que está “no auge” tornando-se cada vez mais evidente e significativo, principalmente com o crescimento e aperfeiçoamento dos cursos preparatórios.

Como professor, Alexandrino convive diariamente com as dificuldades e limitações dos alunos. Segundo ele, nenhuma área de formação em curso superior é tão abrangente para dar visão ao aluno, ainda que elementar, de todas as matérias que são exigidas no programa de um concurso. Qualquer que seja a área de formação do candidato é normal que ele tenha dificuldade em uma quantidade significativa de matérias para os concursos. Literalmente, este aluno terá que começar do zero em diversas disciplinas, um “problema comum entre os candidatos”.

Determinadas áreas são mais discrepantes, por exemplo, pessoas que têm formação na área médica, certamente terão também que começar do zero em quase todas as matérias; já o candidato que tem curso de contabilidade conta com certa vantagem, mas em outras disciplinas provavelmente terá problemas. É necessário que o candidato tenha total conhecimento das disciplinas que integram o edital de qualquer concurso.

Além de professor, Marcelo Alexandrino é Auditor da Receita Federal e mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Também tem parceria com o professor Vicente Paulo em várias obras e no site, www.pontodosconcursos.com.br, consultado por candidatos de todo o Brasil. Alexandrino foi aprovado em 1º lugar na área de Tributação e Julgamento, 10ª Região Fiscal, no concurso de 1996 da Receita Federal, é professor de Direito Tributário e Administrativo, ministrando aulas em cursos preparatórios em diversos estados. É autor, em parceria com o professor Vicente Paulo de obras como: Direito Tributário na Constituição e no STF, Direito Administrativo, Direito do Trabalho, Processo Legislativo, obras publicadas pela Editora Impetus do Rio de Janeiro.

Sou fã deste professor.
Tenho quase todos os livros dele e posso assegurar-lhes tem uma didática super agradável de estudar .
Geralmente ,pela internet,os lugares mais seguros que compro: www.ultimainstancia e www.livrariasaraiva e gosto também da www.editorametodo.com.br
Nunca tive problemas com esses três sites ,nem mesmo nas entregas.

Um comentário:

Estudioso disse...

Livro de Direito Administrativo Descomplicado de Marcelo Alexandrino & Vicente Paulo no link abaixo.

http://www.4shared.com/document/I2WPDiag/Livro_de_Direito_Administrativ.htm