Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

Concurso do INSS: entenda o processo de realização de concursos no âmbito federal

Caros Amigos,

Em razão de notícias publicadas em jornais especializados em concursos públicos, acerca de um novo concurso para Técnico e Analista do INSS, tenho recebido muitas mensagens onde os alunos perguntam sobre a veracidade de tais notícias. Este artigo tem como objetivo dar uma resposta coletiva a todas estas indagações.

Primeiro, é necessário que se entenda como funciona o processo de realização de concursos no âmbito federal. Os passos são os seguintes:

1º) O órgão interessado protocoliza um pedido de autorização junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Nesta fase, os concurseiros podem acompanhar o trâmite do pedido de autorização por meio do CPRODWEB. Clique aqui e confira.

2º) O MPOG autoriza a realização do concurso.

3º) Após a autorização, o órgão que solicitou e realizará o concurso deve contratar uma instituição organizadora de concursos.

4º) Publicação do edital.

5º) Aplicação das provas.

6º) Prazo para recursos.

7º) Depois da apreciação dos recursos, publica-se o resultado final com a lista dos aprovados.

8º) Homologação do concurso. O prazo de validade do concurso, previsto no edital, é contado a partir da data da homologação.

9º) Convocação dos aprovados.

Em relação ao novo concurso do INSS, em que fase encontra-se o processo?

Em matéria publicada na Folha Dirigida, o jornal informa que, “segundo informações do INSS, o pedido já foi feito ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e tramita na Secretária de Administração e Recursos Humanos do órgão”. Mas o jornal não informa o número do processo que, supostamente, tramita no MPOG. Eu fiz uma busca no CPRODWEB e nada encontrei. Se alguém tiver conhecimento acerca deste número, peço que me envie um e-mail, pois tenho interesse em acompanhar este processo.

Em respeito ao princípio da publicidade, todos os interessados neste concurso têm o direito de acompanhar o trâmite deste pedido de autorização para realização de um novo concurso para o INSS. Se o pedido de autorização existe, é necessário que se dê publicidade, divulgando o número do processo.

A necessidade de um novo concurso para o INSS

A Previdência Social encontra-se num momento especial, que versa sobre a expansão do atendimento. A previsão é que, até o final do ano, a Previdência Social estará presente em mais 720 municípios, por meio da implantação de novas agências. Com essas unidades, a rede de atendimento, que hoje é de 1.110, passará para 1.830 agências. A presença física do INSS que, atualmente, está em 950 cidades, será ampliada para 1.670 municípios brasileiros. Ora, se a rede de atendimento vai ser expandida, a quantidade de servidores também deve ser aumentada. Assim, mesmo que ainda não exista um pedido formal de autorização para realização de concurso para Técnico/Analista do INSS, é possível que, neste ano (ou em 2011), o concurso ocorra.

Fiquem com Deus! Que Ele continue nos abençoando!
Hugo Goes
hugo@euvoupassar.com.br

Sobre as discussões que estão rolando se vão ou não aprovar escolaridade com nível superior para o técnico.NADA DE CONCRETO!Apenas especulações.Relaxem.Andei pesquisando em tudo quanto é lugar e não vi nada de conclusivo .Li por cima que havia uma PL e que a mesma tinha sido rejeitada.

Um abração.
Catia

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria muito de passar nesse concurso,mas
não sei que material comprar para começar os
meus estudos!