Blog da Cátia Pipoca - Dicas de Concursos Públicos

**O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina O QUE SOMOS.**




Foi uma semana estressante,deserta,vazia,tediosa,sem grandes novidades,entretanto ,ainda bem que são essas as minhas queixas.Pior seria se não tivesse um teto,uma cama quentinha,meus livros,tempo disponível,saúde e acima de tudo esperança,porque sabia que esse estado teria que passar.Se não passasse em um "todo",parcialmente,já estaria de bom tamanho.
Alguns que estão no Blog sabem que sou hiperativa,outros não.Fui indagada a respeito disso,pois muitas pessoas por falta de informação julgam um hiperativo(TDAH ou TDDA)é por essa sigla que os especialistas preferem nos chamar.
Descrevendo bem rapidinho ,o DDA é uma disfunção neurobiológica, caracteriza-se com a diminuição dos niveis de dopamina e noradrenalina, fazendo com que a atividade do córtex pré-frontal seja diminuída.


É originado por uma pré disposição genética e/ou origem tráumatica neo-natal, hipoxia, por exemplo.
“O indivíduo com TDAH (DDA) está geralmente distraído, ocupado com estímulos de todas as direções, gerando um pensar caótico, sem prioridades. Muitas vezes faz drama por pequenas coisas: é a chamada mente hiper-reativa: a pessoa pode até parecer calma externamente mas por dentro há sempre um turbilhão de idéias, de sentimentos dominando-a.”

Só que a forma que fui indagada me soou ofensiva,já que o suposto fake fez a seguinte pergunta:"Vocês não conseguem terminar o que começam não é?"O QUE NÃO CHEGA NEM PERTO DE SER UMA VERDADE.TALVEZ UMA PESSOA QUE SOFRA DESTE PROBLEMA E NÃO SAIBA OU NÃO QUEIRA SE TRATAR PASSE POR ALGO PARECIDO.MAS NO MEU CASO....NÃO MESMO!
Um trechinho de uma reportagem da revista Veja de Set/2009:"Quem tem TDA presta uma atenção acima da média naquilo que DESPERTA seu interesse verdadeiro. É o que a gente chama de HIPERFOCO. Por isso, acho injusto falar de déficit de atenção. O que existe é uma atenção instável."

Procurei responder de forma tranquila e educada e tive uma luz.Pensei:"Quer saber,ás vezes,temos que dar um tapinha de leve educado e sutil,lógico.(risos)
Pesquisei todas as pessoas que sofrem/sofreram do mesmo mal que eu.Eis que surge uma lista maravilhosa.
Aqui estão: Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Thomas Edison, Aghata Christie, Jonh Lennon, Salvador Dali, Steven Spilberg, Napoleão Bonaparte, Mozart (meu DDA favorito), dentre tantos…

Já basta ter meus próprios fantasmas!É galera,pois quem sofre deste transtorno não consegue fixar por muito tempo a atenção nas coisas ,mas depois de um tempo quando você é diagnosticado,procuramos desvendar nossas aptidões.Aí desenvolvemos o chamado "HIPERFOCO".Ficamos tão vidrados no que gostamos que se não estivermos medicados ficamos horas e horas a fio fazendo a mesma coisa.Pois,nos dá um prazer imensurável!No meu caso,adivinhem o que mais adoro fazer?!Leeeeerrrrr e escrever!!!Uhúúúúúúúuuu,maravilhoso não acham? É e não é,traz muitos benefícios,principalmente por ser concurseira,mas também alguns desconfortos, quando estava sem meu medicamento(*****)tive um desgaste imenso no braço direito(L.E.R).Se não me policio,quando não estou lendo exageradamente,escrevendo exageradamente,tendo milhares de idéias ao mesmo tempo,também gosto de desenhar ,quando minha mente fervilha passo dois...três dias ...noite e dia tentando passar todas minhas idéias no papel.Como diz o ditado:"TUDO QUE É DEMAIS NÃO PRESTA."
E mesmo as boas qualidades eu tenho que tomar cuidado.Colei resumidamente a resposta para aquele coleguinha que me questionou a listinha mais a explicação científica do assunto indagado.Foi a forma mais educada que consegui sem ofende-lo ao meu ver.Não queria pagar com a mesma moeda e outra,vai saber se realmente a pessoa estava curiosa.Já que é um assunto intrigante mesmo.(risos)
É amplo e nem é tão ruim, adoro falar sobre isso. Gostaria de registrar uma frase que ouvi não lembro onde, nem de quem (risos) “ Se relacionar com alguém DDA tem suas dificuldades, mas é uma experiência unica. São intensos… “

Achei super acolhedor!!!! =D
Mas vamos deixar esses detalhes para lá.Foi somente um desabafo galera.
Gosto vez ou outra comentar alguns fatos do meu cotidiano,porque sei que vocês também têm suas lutas,talvez até piores que as minhas.
Ontem estava desânimada por causa da limitação que tenho em sentar e me concentrar para estudar MATEMÁTICA.A sorte é que sou TEIMOSA E PERSISTENTE,se não fossem esses adjetivos já teria jogado tudo para o ar!!rsrs

Sou daquelas,segundo meu médico,nem ele me aguenta,(risos),que chega no consultório com tudo pesquisado,já me diagnosticando antes que ele abra a boca.Ele ouve,ri,respira fundo e diz:"Acabou?Posso falar agora?" Depois penso:"Nem tem graça mais,no final ele chega sempre nas mesmas conclusões que eu."Maior barato.Adoro!

Hoje tive um dia mais produtivo,acordei animada,fui fazendo cooper de casa até a academia e voltei no mesmo ritmo:Correndo.Deixei os cadernos de lado e relaxei!!!
Portanto,um dia fantástico! Vou fazer a mesma coisa amanhã.Tenho certeza que na segunda-feira meu cérebro de tão grato que ficará,estará disposto a cooperar.
Sobretudo agradeço pessoas como vocês que me dão um significado mais colorido,diferenciam meu cotidiano,ajudam de forma indireta nos meus questionamentos e muitas vezes conseguem dar aquela luz a mais nos meus pensamentos.
Por isso procuro retribuir a altura.Vocês merecem o melhor!
Até mais e descansem a "cachola" também,combinado?
Fiquem com Deus.

PS:Comentei que sou cinéfila também?(rindo)
Nãoooooo???!!! Poxa,ontem assisti:Premonição 4,Fúria de Titãs,Percy Jackson e o Ladrão de raios.rs

10 comentários:

jean disse...

todos os meus conhecidos me dizem que vivo no mundo da lua, que sou desatento. o problema é que eu penso demais em assuntos que a quase ninguem desperta interesse. sera que eu sofro desse bem tambem??? hiuhihie se for ainda bem, pois eu adoro ser do jeito que sou!! sempre questiono os acontecimentos do dia-a-dia a minha volta: o comportamento dos animais, o tempo, o clima, etc... mas nunca comento com ninguem minhas indagações, pois corro o risco de ser chamado idiota!!!muitos me tem como inteligente, visto que, sempre que tem duvidas perguntam-me se eu sei a resposta. E o mais engraçado é que para a maioria delas eu tenho-a.eu acho é que as pessoas em geral tem preguiça de tentar descobrir as respostas de suas duvidas por elas proprias. ao final de contas acho sim que sofro desse bem!!! hehehhehe um abraço catia

jean disse...

recentemente vi o mais novo filme do sherlok holmes... acho que o personagem tambem sofre do referido disturbio, que para mim não é uma doença , mas sim uma capacidade intelectual acima do normal.

jean disse...

oi catia , desculpa encher seu post com meus comentarios mas é que fiquei intrigado com esse assunto, pois muitas caracteristicas que voce descreveu encaixam no meu perfil, porem, no meu caso não sou hiperativo nem tenho dificuldes com nenhuma materia escolar... tenho muita facilidade em aprender o que quer que seja, mas sou muito desatento nas coisas do cotidiano e no trabalho. tudo o que me da prazer intelectual e me predisponho a fazer, faço com uma concentraçao tal que nao vejo o tempo passar, mas quando atinjo o fim, aquilo que estava procurando, minha mente se invade em tedio a procura de um novo desafio. é ai que fico avoado e sem rumo perdido em meus pensamentos.as vezes acho que sou meio tantan das ideias hiheihiehiqwe

Concurseira p/ concurseiros(as) disse...

Oi Jean,não tem problema não.Vc pode deixar qtos comentários quiser,é um prazer respondê-los.
Então,assisti tb Sherlock Holmes,tinha esquecido de dizer....rs
Olha,se vc tem ou não tem DDA,apenas um psiquiatra que poderá diagnotica-lo,porque é um transtorno que vem desde a infância.Existem vários sites que vc pode tirar algumas dúvidas a respeito.Pelo que vc descreveu.acredito que vc não seja um DDA,apenas impulsivo e ansioso.A característica crucial de um DDA é a falta de atenção,falta de motivação,vontade,ou ficar focado por algum tempo em qq coisa.Com o tratamento aprendemos a descubrir qual a nossa aptidão é aí que entra o HIPERFOCO,ficamos tão envolvidos com o que gostamos ,mtos,viram experts na aptidão desenvolvida.Mas sem tratamento,um DDA é taxado como relapso,preguiçoso,burro,esquecido.Sendo que não é nada disso.Somos esquecidos e não temos vontade alguma de fazer coisas que achamos tediosas,chatas,nas outras que gostamos,somos exagerados,nos jogamos de cabeça e acabamos nos destacando e ficando acima da média.Detesto exatas,o máximo que tiro são notas medianas,já nas de Humanas,qq uma delas,sempre tive as notas mais altas na faculdade e sem dificuldade alguma....rs
Só que demorei para descubrir qual era o meu rela problema e isso me trouxe grandes dores,grandes perdas,pq temos dificuldades de nos relacionar por mto tmepo com a msm pessoa.Perdemos o interesse com facilidade e tantos outros exemplos que poderia citar.Aos poucos vamos falando sobre isso.Combinado?qq coisa estamos aqui.Abçs de ursa.

jean disse...

combinado!!

Concurseira p/ concurseiros(as) disse...

Jean,além de impulsivo e ansioso esqueci de mencionar:Mto inteligente tb.(risos)
Msm assim faça como te disse.Agende um encontro com algum psiquiatra,é atrvés deste profissional que vc será diagnostica e torço que ele te diga que vc não tem nada,a não ser uma inteligência acima da média.Os remédios são mto fortes,tendeu?Bkjs

jean disse...

valeu!!!

pelo que li os remedios ajudam na concentração e foco, e muitas pessoas usam-nos sem prescrição medica para aumentar a capacidade cognitiva... nossa! mas algumas sofrem efeitos colaterais.

Concurseira p/ concurseiros(as) disse...

É verdade Jean.Sabe onde vc encontra uma matéria super interessante(como o nome sugere..rs)?Na própria SUPERINTERESSANTE (A pílula da inteligência).No caso Ritalina e Modafinil.A primeira quando administrada em pessoas que não sofrem deste problema,podem entrar em coma ou graves ataques de pânicos.A segunda super cara e mto dificil de se comprar mesmo com receita médica na mão.Os remédios são tão perigosos que a receita não é azul e sim amarela(mais restrita ainda).
Por mais que para alguns ser DDA trouxreram vantagens por causa do HIPERFOCO,os remédios são complicados.Eu mesma tenho que evitar café que adoro,açucar(me deixa mto alerta como se estivesse drogada).Qdo estou ansiosa demais tenho que tomar chás e ansioliticos durante o dia.Não vejo mta vantagem em ser prisioneira desses remédios.Ás vezes tenho tantas idéias que quando vejo meus amigos falo de um jeito que atropelo as palavras somente os que estão acostumados cmg conseguem acompanhar o meu racíocinio,mas os que não conhecem ficam perdidos....rs
Então para evitar certos transtornos levo para aulas uma garrafinha com chá de capim cidreira bem forte....rs
Até mais....abçs

Tati* disse...

Cátia de Deus achei q só eu tinha problemas..rss que bacana sua garra sua força!!me adicione tatianneinspiracao@hotmail.com abraço!

jean disse...

oi, tudo joia? eu fui ver la na super como voce me indicou e encontrei varias materias interessantes...

claro que voce ja deve ter lido ne!!hehehehe
um abraço